O governo federal anunciou irregularidades nas inscrições do CadÚnico e avisou sobre uma nova revisão do sistema, o que afeta beneficiários do Bolsa Família, mas também cria um novo plano de mudança para o benefício recebido por diversas famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Uma das mudanças ressaltadas pelo novo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, da Família e do Combate à fome, Wellington Dias (PT), afirmou que um novo aplicativo do Bolsa Família seria lançado ainda em 2023, de acordo com o site Concursos no Brasil.
Veja o que se sabe do novo aplicativo do Bolsa Família em 2023
Com alterações no programa de assistência, durante o governo de Bolsonaro, a nova gestão do presidente Lula trará uma revisão do pagamento do Bolsa Família.
De acordo com o ministro Wellington Dias, foi aberto uma brecha que permitiu cadastramentos indevidos e que podem ser considerados ilegais. O político destacou que o governo seguirá a lei e o direito de quem deve receber os benefícios.
Além disso, o ministro citou a criação de um aplicativo para pedir o descredenciamento do cartão Bolsa Família.
"Vamos abrir uma campanha esclarecendo quais são os requisitos para o direito à transferência de renda através do Bolsa Família e colocando à disposição um aplicativo em que a própria pessoa, voluntariamente, pode pedir o descredenciamento do cartão Bolsa Família.", afirmou o ministro Wellington Dias em entrevista ao O Globo.
Ao pedir nota de esclarecimento ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, da Família e do Combate à fome, não foi enviada qualquer resposta até o momento que essa matéria foi publicada.
O que você acha da mudança do nome e das novas regras que devem ser impostas pelo governo Lula?
*Com informações do O Globo e Concursos no Brasil.