O Banco Central alerta para golpes no Sistema de Valores a Receber, serviço no qual é possível consultar valores esquecidos ou inesperado de alguma instituição financeira.
É necessário destacar que o sistema foi interrompido, ainda em abril de 2022, devido à greve do Banco do Brasil e até o momento não tem data de retorno.
Contudo, criminosos utilizam da procura e dados de usuários para receberem valores que não os pertence. Confira
Golpes dos valores a receber 2023
De acordo com a Agência Brasil, o Banco Central registrou quatro vezes mais consultas em relação à mensagens falsas relativas aos valores esquecidos.
O principal golpe destacado pela instituição foi através de mensagens falsas no WhatsApp para resgatar valores esquecidos através do Pix.
Como funciona o golpe dos valores a receber?
O golpe começa com alguém mentindo ao afirmar que é a instituição financeira e a pessoa tem algum dinheiro esquecido em contas poupança ou corrente. Assim, os golpistas enviam um link e informam que será possível receber os valores imediatamente via transferência por Pix.
Ao clicar no link, a vítima cai do golpe em que o vírus e programas espiões prejudicam o celular e roubam dados dos usuários. Assim, a vítima acaba tendo senhas roubadas, que podem ser essenciais para comunicação e o acesso a outras instituições financeiras.
Como evitar o golpe por WhatsApp?
É necessário destacar que as informações sobre valores a receber são passadas através do site do Banco Central ou nas redes sociais do órgão. Dessa forma, para evitar o golpe, o usuário precisa ficar atento com mensagens de desconhecidos.
Confira outras dicas que também podem ajudar a evitar golpes por WhatsApp:
1. Utilize a autentificação de dois fatores;
2. Mantenha o app atualizado;
3. Não abra links desconhecidos e com URL's longas.
Como consultar os valores a receber do Banco Central?
Quando acontecer a reabertura do sistema, a consulta e resgate dos Valores a Receber do Banco Central será permitido através do site oficial da instituição financeira. Além disso, também será possível ter informações sobre valores de falecidos.
Para a acessar a plataforma, os usuários precisam possuir uma conta do Gov.br.