POLÍTICA

ATAQUE AO CONGRESSO: conta de Instagram revela bolsonaristas e Meta bloqueia conteúdos pró-invasão

Conta do Instagram publica mais de 130 rostos de invasores bolsonaristas e Meta anuncia que bloqueará conteúdos pró-invasão.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 09/01/2023 às 11:34
Sergio Lima / AFP
Invasões a prédios públicos em Brasília - FOTO: Sergio Lima / AFP

Em busca de punição, usuários criaram uma conta no Instagram chamada de "Contragolpe Brasil" com mais de 130 rostos estampados nas postagens de participantes do ato que depravou o Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto. 

O ato inconstitucional revoltou internautas na web, que reagiram e coletaram os conteúdos postados pelos próprios participantes. 

"Perfil para a identificação dos(as) criminosos(as) que atentam contra a democracia do Brasil!", descreve a bio do Instagram criado. 

Na postagem anterior, é possível ver Ana Priscila Azevedo que foi apontada como uma das articuladoras e responsável pela criação de grupos no Telegram para a organização do ato no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF, segundo o Metrópoles. 

Invasão do Congresso Nacional 2023

Um dos momentos mais marcantes de 2023, a invasão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro impactou com cenas de depravação e vandalismo em Brasília neste domingo. 

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, 200 pessoas foram presas em flagrante, por volta das 21h. Contudo, esses números tendem a aumentar.

Meta bloqueia conteúdos pró-invasão em Brasília 

A Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou o bloqueio e remoção de conteúdos que defendam à invasão em Brasília. 

Um porta-voz da empresa afirmou que excluiriam imediatamente postagens incitando a violência com armas e a invasão ao prédios federais. 

Também estamos classificando isso como um ato de violação, o que significa que removeremos conteúdo que apoie ou enalteça essas ações
Afirmou o porta-voz da Meta para BBC.

 

EVARISTO SA / AFP
Invasão ao Congresso em Brasília neste domingo (8) - FOTO:EVARISTO SA / AFP
App Store/ JC.
Rostos de pessoas que participaram de atos antidemocráticos, em Brasília, são estampados em conta de Instagram. - FOTO:App Store/ JC.