O Starship, maior foguete do mundo, desenvolvido pela SpaceX para viagens à Lua e a Marte, explodiu, nesta quinta-feira (20), durante seu primeiro voo de teste. Apesar disso, a tentativa de lançamento foi celebrada pelo dono da empresa, Elon Musk.
"Parabéns à equipe da SpaceX pelo emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendemos muito para o próximo teste de lançamento em alguns meses", escreveu Musk no Twitter.
A empresa já havia comunicado que a ideia central da experiência era coletar todos os dados possíveis para melhorar os futuros protótipos.
Ação
O mega-foguete decolou, na manhã de hoje, da Starbase, a base espacial da SpaceX em Boca Chica, no estado americano do Texas. Como era apenas um voo de avaliação, não havia tripulação no Starship.
O plano de voo calculava que após os três minutos iniciais o propulsor Super Heavy se separaria da Starship e cairia nas águas do Golfo do México. Porém, isso não aconteceu e a explosão foi inevitável.
Motivo
Apesar da primeira tentativa deste tipo de lançamento ter sido cancelada de última hora na segunda (17), após a detecção de um problema técnico, a causa da explosão ainda é desconhecida.
Desde domingo (16), Elon já havia alertado sobre o perigo do teste, chamando ele de "muito arriscado".
.
Operação
O Starship deveria ter subido a uma altitude de mais de 150 km. Com isso, completaria uma volta quase completa em torno da Terra antes de cair no Oceano Pacífico.
Mas essa ação já era vista como improvável pelos cientistas. Elon também falou que era bem difícil alcançar a órbita neste primeiro voo.
.
Nasa
A agência espacial americana já selecionou a Starship para levar os astronautas de volta à Lua. A missão 'Artemis III' está prevista para o final de 2025.
Starship
O super-foguete, com 120 metros, era mais alto que o novo SLS da Nasa, que tem 98 metros e o lendário Saturno V, foguete do programa lunar Apollo, de 111 metros.
.
O foguete contava com um poderoso primeiro estágio, denominado Super Heavy e equipado com 33 motores, e um segundo estágio, a espaçonave homônima, que acabou dando nome à sua totalidade.