Com o anúncio da liberação do Bard para 180 países, no Google I/O 2023, muitos usuários se questionaram sobre a inteligência artificial não ser lançada no Brasil.
De acordo com o Google Discovery, a fonte anônima entrevistada afirmou que o lançamento foi adiado devido à PL 2630/20, ou seja, o PL das Fake News.
A fonte que supostamente trabalha no Google Brasil conversou com o blog e confirmou que a empresa está esperando os resultados da aprovação ou rejeição do projeto lei antes de lançar o Bard.
Contudo, quando questionada, o Google Brasil não citou o PL das Fake News, mas explicou que o acesso ao Bard será ampliado para mais países e regiões em inglês.
“À medida que continuamos a desenvolver o Bard de forma responsável, estamos gradualmente expandindo seu acesso a mais países e regiões em inglês. Continuaremos a implementá-lo em outros países, regiões e idiomas ao longo do tempo.", disse o Google, segundo o Discovery.
PL das Fake News
Mesmo que o PL 2630/20 não afete diretamente as buscas no Google, uma vez que o foco é a regulamentação das redes sociais, a empresa de tecnologia pode ser responsabilizada a identificar e retirar os conteúdos prejudiciais e desinformativos dentro do navegador, caso o PL seja aprovado.
Outro ponto, mas que já foi retirado pelos deputados, é remuneração aos conteúdos jornalísticos a partir de menções no serviço, que poderia incentivar o Google a adotar medidas limitadoras em relação ao acesso às notícias do Google Notícias e Discover, assim, podendo afetar o Bard, que estará presente nesses espaços.