O Google escolheu Giacomo Leopardi como o homenageado nesta quinta-feira (29). A data celebra o 225° aniversário do poeta, filólogo e filósofo italiano.
Comemorando o 225° aniversário do poeta, o Google celebra essa data com um doodle, que é uma versão ilustrada do navegador para comemorar feriados, aniversários ou homenagear a vida de alguém que marcou a história da humanidade.
Confira como o navegador ficou com a homenagem ao Giacomo Leopardi:
Quem é Giacomo Leopardi? Confira a carreira do poeta
Nascido em uma pequena cidade de Recanati, em 29 de junho de 1798, o jovem Giacomo Leopardi sempre foi um ávido leitor que matava boa parte do seu tempo na biblioteca do pai.
Ele se tornou fluente em diversos idiomas, como grego antigo, latim e hebraico, o que estimulou para se tornar um estudioso da história e desenvolvimento das línguas, ou seja, um filólogo.
Leopardi escreveu a obra Pompeo in Egitto (Pompeu no Egito) com apenas 14 anos, que é um manifesto crítica contra uma das autoridade de Roma. Outras obras notáveis do autor foi L'appressamento della morte (Aproximação da Morte), Inno a Nettuno (Hino a Netuno) e Le Rimembranze (Memórias), segundo o Google.
A carreira de Leopardi foi marcada pela poesia lírica, que inclui canções e songbook. A escrita do italiano envolvia temas como patriotismo, amor não correspondido e reflexões sobre a existência humana.
Giacomo também foi um dos percursores do existencialismo, doutrina filosófica focada na análise da existência e do modo como os humanos existem no mundo.
O Google também divulgou rascunhos do artista, confira: