TECNOLOGIA

Adeus ao Omegle: após 14 anos, site de bate-papo encerra suas atividades

Entenda o motivo que causou o fim do site de bate-papo entre pessoas aleatórias, o Omegle

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 09/11/2023 às 15:00
X

Famoso nas redes sociais por reações e interações inesperadas, o Omegle, site de bate-papo virtual, anunciou que está encerrando as atividades após 14 anos de funcionamento.

Nesta quarta-feira (8), um comunicado foi assinado pelo fundador da plataforma, Leif K-Brooks, e publicado na página inicial do Omegle.

Omegle.
Site do Omegle. - Omegle.

Uso indevido do Omegle

O Omegle funciona a partir de conversas, que podem ser em formato de videochama ou texto, com pessoas escolhidas aleatoriamente. Ou seja, o usuário pode conversar com qualquer pessoa no mundo. 

Ao longo dos anos, o Omegle ganhou espaço entre produtores de conteúdo, que usam a plataforma com recortes de videochamas gravadas com tons cômicos. Contudo, a rede social também foi usada de forma indevida, tendo relatos de atos criminosos, como estupro virtual.

O fundador da plataforma apontou principalmente os constantes usos indevidos do Omegle e o combate aos crimes que acontecia na plataforma, com o uso de recursos de segurança do anonimado, IA de última geração e moderadores humanos. Mas, de acordo com Leif, "a batalha pelo Omegle foi perdida". 

Por mais que eu desejasse que as circunstâncias fossem diferentes, o estresse e os custos dessa luta – juntamente com o estresse e as despesas existentes para operar o Omegle e combater seu uso indevido – são simplesmente demais. Operar o Omegle não é mais sustentável, financeiramente nem psicologicamente. Francamente, não quero ter um ataque cardíaco aos 30 anos.
Afirmou Leif K-Brooks em nota.

Citação

Por mais que eu desejasse que as circunstâncias fossem diferentes, o estresse e os custos dessa luta – juntamente com o estresse e as despesas existentes para operar o Omegle e combater seu uso indevido – são simplesmente demais.

Afirmou Leif K-Brooks em nota.

Tags

Autor