Moradores do Agreste sofrem com o esgoto na porta de casa

Moradores de bairro em Caruaru convivem com esgoto a céu aberto na porta das casas há dois meses. Compesa é acusada de negligenciar o problema

Publicado em 08/08/2025 às 14:27
Google News

No bairro José Liberato, em Caruaru, o problema do esgoto está literalmente na porta dos moradores. Enquanto uma tampa de esgoto está levantada, não há água escorrendo, no entanto, na frente das residências, duas tampas de esgoto liberam água suja continuamente.

Relatos de moradores 

Conversamos com Seu Zeca, morador da rua, que nos informou que esse problema persiste há cerca de dois meses. A convivência com a situação tem sido difícil, pois o cheiro e os problemas de saúde que o esgoto gera são incômodos constantes.

 

Também falamos com Dona Rosilda, moradora local, que revelou a dificuldade de manter uma casa limpa quando se tem esgoto escorrendo livremente na frente da mesma.

Segundo Rosilda, todas vezes que acha que a situação está solucionada, o esgoto volta a fluir, trazendo preocupações com a saúde das crianças e idosos da família que podem ter contato com a água de esgoto.

Além disso, Rosilda revelou que, apesar do problema, os moradores continuam pagando por um serviço de saneamento que, na prática, não tem sido efetivo.

Apelo a Compesa 

Os moradores da Rua Tales de Mileto fazem um apelo à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) - responsável por fazer a desobstrução do esgoto na localidade.

Por vezes, a Compesa vem e resolve temporariamente o problema, mas após um tempo o esgoto volta a escorrer livremente novamente. Esta é uma situação emergencial que necessita de uma solução definitiva e não simplesmente paliativa. 

Esse texto foi gerado por inteligência artificial, com base em vídeo autoral da TV Jornal, sob monitoramento de jornalistas profissionais

Tags

Autor