Nas próximas cenas de 'Pantanal', Tenório (Murilo Benício) vai contratar um matador de aluguel, Solano (Rafa Sieg).
A ordem para o criminoso é dar um fim na vida de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), Alcides (Juliano Cazarré) e na família de José Leôncio (Marcos Palmeira).
Várias pessoas ficarão na mira do assassino, porém ele acabará matando somente Roberto (Cauê Campos), filho caçula de seu patrão.
O criminoso surgirá em Pantanal pela chalana de Eugênio (Almir Sater) em breve, de acordo com o resumo divulgado no site oficial da novela no Gshow.
Tenório encomendará a morte dos seus rivais, depois de descobrir que foi traído por Bruaca com Alcides.
Já o motivo para matar José Leôncio é devido a ajuda que ele tem fornecido à Bruaca, tanto em aceitar ela em sua fazenda, como na Justiça contra Tenório.
Solano e Eugênio terão uma conversa bem breve, antes dele descer nas planícies alagadas.
O chanaleiro vai até informar que os peões que trabalharam para Tenório tiveram pouca sorte.
"Eu tô atrás de emprego, moço… O de comê eu resorvo depois", falará o homem, que mentirá sobre ser o novo peão da fazenda de Tenório.
O grileiro dará uma lista enorme para Solano, com os nomes das pessoas que devem morrer em Pantanal.
Entretanto, o nome de Filó (Dira Paes) não estará na lista entregue ao matador.
A primeira vítima do assassino será José Lucas (Irandhir Santos), já que ele levará um tiro no peito, que fará o peão cair no chão imediatamente.
"Ocê num vai morrê, José Lucas… Num vai morrê, que num é chegada a tua hora. Aguenta firme… Ocê é um Leôncio! Um Leôncio! Num vai se entregá sem lutá!", falará o Velho, enquanto socorre o jovem, que de fato não morrerá.