Cometa Verde

O chamado "C/2022 E3 (ZTF)" já passou perto da Terra, no período Paleolíticos Superior. Isso foi há 50.000 anos, quando os neandertais vagavam pelo planeta

Descoberta

O gelado corpo rochoso tem o diâmetro de um quilômetro. O cometa foi descoberto em março de 2022 pelo programa "Zwicky Transient Facility" (ZTF), que opera o telescópio Samuel-Oschin no Observatório Palomar, na Califórnia

Ação e Reação

Quando um cometa se aproxima do Sol, o gelo em seu núcleo passa para o estado gasoso e libera uma longa cauda que reflete a luz do astro-rei

Esse brilhante fenômeno é o que será visto da Terra, inicialmente no hemisfério norte, à medida que o Cometa Verde se aproxima

Topo

Ele brilhará em todo o seu esplendor "quando estiver mais próximo da Terra", explica o professor de física do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Thomas Prince, que trabalha para a ZTF

Dica

Veja como observar o Cometa Verde:

Como

O objeto espacial pode ser visto à noite com um bom par de óculos ou mesmo a olho nu, desde que o céu esteja claro, não haja poluição luminosa e o brilho da Lua não incomode

É importante destacar que o satélite natural estará em fase crescente, o que ainda pode afetar a visão do astro

Observação

"Talvez tenhamos sorte e seja duas vezes mais brilhante do que o esperado", arrisca o astrofísico do Observatório de Paris-PSL, Nicolas Biver

Quando

O Cometa Verde começou a ficar visível desde quarta-feira (1° de fevereiro). Porém, o melhor dia para observar a passagem do cometa pela Terra é em 10 de fevereiro, quando o corpo celeste estará bem próximo do planeta Marte

Hora

Para se guiar no céu, é possível atentar a visão para perto de Marte, na constelação de Touro, que se localiza na direção norte-noroeste, às 23h

Veja as principais notícias do dia no NE10 Interior

IR PARA INTERIOR.NE10.COM.BR