Saiba como essa ferramenta pode te ajudar a fazer transações mais seguras com o PIX
O PIX é uma forma de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central. Em 2022, foi o principal meio de pagamento dos brasileiros.
O PIX permite fazer ou receber pagamentos de forma muito simples. Com ele, o dinheiro é transferido rapidamente entre contas a qualquer momento do dia.
Para fazer transações via PIX, é necessário possuir uma conta bancária, seja corrente ou poupança, ou uma conta prá-paga de pagamentos.
As transações ocorrem de forma virtual, através do aplicativo do banco.
Antes de fazer as movimentações, é necessário criar uma Chave Pix, que é o "endereço" usado para a comunicação entre os usuários do PIX.
No momento de fazer a movimentação financeira via PIX, deve-se informar a chave para quem vai realizar o pagamento ou a transferência.
As chaves podem ser números de celular, e-mails, CPF/CNPJ ou Chaves Aleatórias.
As Chaves Aleatórias são o Endereço Virtual de Pagamento (EVP), um código de 32 letras e números aleatórios.
Os códigos do EVP são gerado diretamente no aplicativo da instituição financeira e não podem ser repetidos.
Chaves EVP se diferenciam das demais chaves de PIX por permitir que o usuário receba pagamentos sem informar dados pessoais.
A vantagem desse tipo de chave é a preservação da privacidade do usuário, que não expõe seus dados durante as transações.
Com isso, o EVP é uma alternativa mais segura para fazer movimentações via PIX, especialmente quando vamos fazer transferências para quem não conhecemos.
Veja as principais notícias do dia no NE10 Interior