O mistério do voo 967 da Varig que sumiu dos céus sem deixar vestígios; conheça história

Um dos grandes mistérios da aviação mundial, o Boeing 707 da extinta companhia Varig intriga as pessoas até os dias atuais.

Trata-se do voo Varig 967, do avião cargueiro Boeing 707, que se tornou célebre por ter sumido do mapa sem deixar qualquer vestígio

O avião cargueiro Boeing 707-323C decolou do Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio, no Japão, às 20h23 do dia 30 de janeiro de 1979.

Seu destino final deveria ser o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão, mas antes, ele teria uma escala nos Estados Unidos.

Porém, um fato inexplicável aconteceu com o voo comercial. Cerca de 22 minutos após a decolagem, o comandante Gilberto Araújo da Silva

Fez aquele que seria o seu primeiro e último contato com o controle de tráfego aéreo, antes de desaparecer dos céus sem deixar rastro.

Na comunicação com a torre, não foi relatado qualquer problema a bordo. Porém, o segundo contato, previsto para as 21 horas 23 minutos daquele derradeiro dia, não foi feito.

O avião simplesmente sumiu sobre o Oceano Pacífico em torno de trinta minutos após sua decolagem em Tóquio.

O que mais intriga os especialistas até hoje é que nenhum sinal da queda, como destroços ou corpos, jamais foram encontrados.

O voo de carga transportava, entre diversos itens, 53 quadros do pintor Manabu Mabe, que voltavam de uma exposição no Japão.

As pinturas foram avaliadas na época em mais de US$ 1,24 milhão.

Um fato curioso sobre a tragédia, é que o comandante Gilberto era o mesmo comandante sobrevivente do Voo Varig RG-820.

O voo que foi obrigado a fazer um pouso de emergência nas proximidades do Aeroporto de Orly, na França, em 1973, por um incêndio a bordo que matou 123 pessoas.

Este caso ficou conhecido por duas raridades: ser um dos voos civis comerciais que desapareceram sem deixar vestígios e que seu comandante tenha se envolvido em desatres anteriores com vítimas fatais.

Nem mesmo a investigação interna da Varig conseguiu concluir o que acontecera ao voo 967, ficando o mistério no ar mesmo após 44 anos. Fonte https://observatorio3setor.org.br/

Não é ficção! O mistério do avião que sumiu e reapareceu após mais de 50 anos na Argentina

Ler mais

Veja as principais notícias do dia no NE10 Interior

IR PARA INTERIOR.NE10.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories