VARIG 254: 'Que todos tenham um bom final'

O intrigante caso do voo 254 da Varig que caiu por uma sucessão de falhas, deixa qualquer amante da aviação inquieto até os dias atuais; conheça história.

Tudo começou na manhã de 3 de setembro de 1989, quando o Boeing 737-200, prefixo PP-VMK, do famoso voo Varig 254 partiu do aeroporto de Guarulhos com destino a Belém.

O voo 254 era conhecido pelo apelido de pinga-pinga, devido a quantidade de escalas na rota: Havia escalas em Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Imperatriz (MA) e Marabá (PA).

O voo partiu com 54 pessoas a bordo, e tudo ocorria tranquilamente até o último trecho, em Marabá, quando o voo partiu às 17h35 ao seu destino final, Belém.

O que acontecera ao voo 254 a partir de então, chocou o mundo da aviação.

Por um erro de interpretação da tripulação e acúmulo de uma série de problemas, um trágico desfecho ao voo Varig 254 estava por vir.

A Varig havia iniciado a disponibilização de planos de voo computadorizados alguns meses antes do acidente.

Esses planos abrangiam uma série de de informações de voo, como: frequências de rádio das torres de controle, pontos de referência e afins.

Até então, na época se usava apenas três digitos para inserir a orientação do rumo do avião. Porém, com as novas ferramentas, foram acrescentadas mais uma casa decimal.

Com 4 digitos, houve uma confusão no momento de programar os instrumentos do Boeing, que deveriam conter a rota 027,0°, e não 270°.

O que fez com que o Varig 254 fosse para a rota do oeste, ao invés do norte de Belém.

Este primeiro erro foi primordial para a série de problemas que viriam a ocorrer. Segundo consta no relatório do Cenipa, responsável por investigar acidentes.

O voo que deveria ter durado 1h, acabou voando por 3h, sofrendo pane seca por falta de combustível, caindo em plena Amazônia, matando 12 pessoas e deixando 17 feridas.

Pouco antes de cair o comandante avisou a todos os passageiros:

"Pedimos a todos que mantenham a calma porque uma situação como essa é difícil de acontecer. Deixamos a todos com a esperança de que isso não passe de apenas um susto para todos nós.

"Pela atenção muito obrigado e que todos tenham um bom final." Informou o comandante minutos antes do Varig 254 tocar o solo.

O piloto e o copiloto sobreviveram ao acidente, e ao final das investigações foram condenados à prisão, mas, como tinham bons antecedentes, a pena foi convertida em multa e punição alternativa.

Mesmo a confusão da tripulação tendo contribuído para o trágico incidente, outras causas constam no relatório do Cenipa para o triste fim do voo 254.

Entre elas, o relatório apontou: a falta de contato das equipes em terra com o avião; representação gráfica do plano de voo computadorizado inadequada,

falta de planejamento dos pilotos, e dificuldades de visualizar o solo devido à presença de névoa seca na região. Fonte: https://economia.uol.com.br/ e Aviação Total.

Veja as principais notícias do dia no NE10 Interior

IR PARA INTERIOR.NE10.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories