RELEMBRE A HISTÓRIA DO TITANIC

História ficou famosa por causa de filme, mas tragédia foi real e aconteceu em 1912 >>>

O Titanic era considerado inafundável na época. Ele foi projetado com compartimentos estanques que se acreditava serem capazes de manter o navio flutuando mesmo se alguns deles estivessem danificados.

O navio afundou na sua viagem inaugural em 15 de abril de 1912, depois de colidir com um iceberg. A tragédia ocorreu apenas quatro dias após o Titanic deixar Southampton, na Inglaterra, em direção a Nova York.

O Titanic tinha uma capacidade total de passageiros de cerca de 2.435 pessoas, incluindo tripulação. No entanto, havia apenas 20 botes salva-vidas a bordo, com capacidade para cerca de 1.178 pessoas, menos da metade da capacidade total.

O naufrágio do Titanic teve na morte de aproximadamente 1.517 pessoas, tornando-se um dos piores desastres marítimos da história.

A falta de botes salva-vidas suficientes e a ausência de treinamento adequado em procedimentos de evacuação foram fatores determinantes para o alto número de vítimas. Além disso, a tripulação do Titanic não estava devidamente preparada para lidar com uma emergência dessa escala.

O navio RMS Carpathia foi o primeiro a responder ao chamado de socorro do Titanic e conseguiu resgatar cerca de 705 sobreviventes dos botes salva-vidas.

O iceberg que causou o naufrágio tinha aproximadamente 90 a 100 metros de comprimento e foi estimado como tendo cerca de 200 a 400 toneladas de gelo.

O naufrágio do Titanic gerou mudanças significativas nas regulamentações marítimas. As leis de segurança foram aprimoradas para garantir que os navios cultivados tenham capacidade de botes salva-vidas suficientes para todos a bordo, além de outras medidas de segurança.

O Titanic foi redescoberto em 1985, mais de 70 anos após o naufrágio, por uma equipe liderada pelo explorador Robert Ballard. Ele estava localizado no fundo do Oceano Atlântico, a cerca de 3.800 metros de profundidade.

O naufrágio do Titanic foi objeto de várias disposições cinematográficas, sendo o mais famoso o filme de James Cameron, "Titanic" (1997), que se tornou um grande sucesso de bilheteria e recebeu 11 prêmios do Oscar, incluindo Melhor Filme.

Veja mais detalhes, clicando abaixo:

Ler mais

Veja as principais notícias do dia no NE10 Interior

IR PARA INTERIOR.NE10.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories