LINHAÇA: PARA QUE SERVE? Veja BENEFÍCIOS DA LINHAÇA para a saúde e como consumir a SEMENTE DE LINHAÇA
A linhaça já faz parte da sua rotina alimentar? Essa semente pode potencializar o bem-estar do corpo, trazendo diversos benefícios para a saúde.
Essa semente é originária de uma planta intitulada linho (Linus usitatissimum), nativa da Ásia e da região mediterrânea, e está presente nas variedades marrom e dourada, que possuem propriedades muito semelhantes.
A linhaça é chamada de superalimento pelos especialistas e pode ser fonte de fibras e gorduras benéficas para o organismo, como ômega 3 e ômega 6. Veja a seguir alguns de seus benefícios.
Auxilia no combate às espinhas
A linhaça também auxilia no combate a espinhas devido ao ômega 3, que tem efeito anti-inflamatório.
Ajuda a equilibrar o colesterol
A linhaça colabora com a redução de colesterol ruim (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL), por conta da presença de fitoesteróis e de ômega 3 e 6 em sua composição.
Previne o envelhecimento precoce da pele
As propriedades antioxidantes do ômega 3 também geram uma melhora no aspecto da pele na totalidade, fornecendo mais elasticidade.
Favorece o funcionamento do intestino
Por conta da presença de fibras solúveis e insolúveis, o que auxilia na excreção de impurezas.
COMO CONSUMIR A SEMENTE DE LINHAÇA?
Comer linhaça in natura e triturada/moída é a forma mais proveitosa no que se refere a absorver seus nutrientes. A semente também pode ser consumida junto a refeições, como arroz, saladas, iogurtes e sopas, ou em forma de farinha, cápsulas e óleo.
As cápsulas podem ser consumidas 2 vezes ao dia no máximo, 20 minutos antes das refeições.
O óleo de linhaça traz os benefícios e nutrientes da semente - mas sem as fibras. Pode ser consumido junto a refeições, adicionando-se 2 colheres de sopa a saladas, sopas ou vitaminas. Além disso, o óleo de linhaça também pode ser aplicado diretamente na pele ou misturado a algum tipo de hidratante.
O ideal é consultar um especialista sobre o uso de linhaça (in natura, ou em forma de cápsula, óleo ou farinha), e a dosagem ideal para o organismo de cada um, uma vez que não há consenso sobre a quantidade máxima que deve ser ingerida por dia.
IMPORTANTE
O excesso de consumo de linhaça pode causar inchaço no abdômen, gases e diarreia. Além disso, o uso do óleo de linhaça é contraindicado para gestantes e pessoas alérgicas à semente. Pessoas com problemas na vesícula biliar, por sua vez, devem consumi-lo com cautela.
ATENÇÃO
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema de saúde, procure um médico para investigação e início de tratamento.
ATENÇÃO
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo. Fonte da matéria: UOL.
PSYLLIUM: PARA QUE SERVE? Saiba como usar a fibra para EMAGRECER