SINAIS DE CÂNCER NO RETO: Veja 9 SINTOMAS e SINAIS DE ALERTA de câncer no reto e qual é o TRATAMENTO da doença

O câncer de cólon e reto, também intitulado câncer de intestino ou câncer colorretal, se refere à presença de tumores malignos no cólon (parte central do intestino grosso) e no reto (porção final do órgão, antes do ânus).

Existem diversos fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como sedentarismo, tabagismo, excesso de peso e alimentação com excesso de processados e carne vermelha.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de cólon e reto tem crescido em casos no Brasil, com cerca de 40 mil casos por ano.

Também é frequente o surgimento do câncer a partir de pólipos, que são lesões benignas no intestino. Dessa forma, pessoas com histórico de pólipos intestinais possuem maior propensão a desenvolver a doença.

FATORES DE RISCO DO CÂNCER DE CÓLON E RETO

Existem também outros fatores de risco para o câncer de cólon e reto, como o histórico familiar e a presença de doenças como retocolite ulcerativa, Doença de Crohn ou enfermidades resultantes de mutações genéticas, como a síndrome de Gardner.

Em seus primeiros estágios, o câncer de cólon e reto usualmente não manifesta sintomas. Porém, a doença pode mostrar sinais em estágios mais avançados.

O diagnóstico precoce gera uma maior probabilidade de cura e pode ser obtido por exames, em pessoas que apresentem sintomas característicos da doença ou pessoas que não possuem sintomas, mas integram grupos de risco.

A recomendação médica é que pessoas com mais de 50 anos façam exames de sangue oculto nas fezes, pois isso aumenta as chances de diagnóstico precoce e, consequentemente, de cura.

SINTOMAS DO CÂNCER DE CÓLON E RETO

Entre os principais sintomas do câncer de cólon e reto estão: dor abdominal; cansaço excessivo; anemia; fraqueza; presença de sangue nas fezes; mudanças repentinas nos hábitos intestinais, com prisão de ventre ou diarreia que começam bruscamente; perda de peso sem motivo aparente; e presença de massa no abdômen.

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CÓLON E RETO

Conforme aponta o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 30% dos casos de câncer de cólon e reto podem ser evitados com mudança de hábitos, o que inclui abandono do tabagismo, moderação no consumo de álcool e práticas regulares de exercícios físicos.

COMO EVITAR O CÂNCER DE CÓLON E RETO?

Uma dieta balanceada, com maior consumo de frutas, verduras e legumes, e sem ultraprocessados, também colabora com a prevenção.

TRATAMENTO DO CÂNCER DE CÓLON E RETO

O tratamento do câncer de cólon e reto varia conforme o quadro e as características de cada paciente (idade, estado de saúde, etc.). As possibilidades de tratamento envolvem quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, bem como a retirada cirúrgica da porção do intestino onde há tumores.

TRATAMENTO DO CÂNCER DE CÓLON E RETO

A solução cirúrgica é possível na maior parte dos casos e pode requerer uso de bolsa de colostomia temporária (até que haja plena recuperação do intestino) ou definitiva (caso o reto seja removido completamente).

IMPORTANTE

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de câncer de cólon e reto, procure um médico para investigação e início de tratamento.

GASES FEDIDOS: O QUE PODE SER? Veja doenças que podem ter puns fedidos como sintoma

Ler mais

Veja as principais notícias do dia no NE10 Interior

IR PARA INTERIOR.NE10.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories