FALTA DE VITAMINA B12: incontinência urinária pode ser VITAMINA B12 BAIXA? Veja sintomas e ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B12
A vitamina B12, ou cianocobalamina, é um nutriente que possui várias funções importante para o organismo, atuando na produção de células sanguíneas, neurônios, DNA e energia.
QUEM PODE TER VITAMINA B12?
Alguns indivíduos podem sofrer de um baixo nível de vitamina B12 no corpo. Entre os grupos com mais chance de desenvolver o quadro estão: veganos; vegetarianos; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; bariátricos e pacientes com doenças inflamatórias intestinais.
A deficiência de vitamina B12 afeta o sangue, o cérebro e o sistema digestivo.
DIAGNÓSTICO DA FALTA DE VITAMINA B12
Um quadro de falta dessa vitamina pode ser diagnosticado por exames de sangue indicados por um médico, além de, em determinados casos, endoscopia, para investigar se há dano às células do estômago.
SINTOMAS DE VITAMINA B12 BAIXA
Entre os principais sintomas de vitamina B12 baixa estão: depressão; dor abdominal; formigamento na língua; constipação; aftas; dificuldade de memória e aprendizado.
INCONTINÊNCIA URINÁRIA PODE SER VITAMINA B12?
Segundo a Associação Nacional para a Continência do Reino Unido, um estudo publicado no Journal of Gerontology, a falta de vitamina B12 pode ocasionar incontinência urinária ou fecal.
INCONTINÊNCIA URINÁRIA PODE SER VITAMINA B12?
O estudo, realizado principalmente com pessoas idosas, indicou que 41% dos indivíduos testados apresentaram pelo menos um dos tipos de incontinência. Além disso, um nível de vitamina B12 abaixo de 300 pg/ml está associado a incontinência dupla (urinária e fecal).
INCONTINÊNCIA URINÁRIA PODE SER VITAMINA B12?
A incontinência ocorre por conta das lesões causadas à medula, causadas pela vitamina B12 baixa. Elas podem cortar a comunicação de nervos que atuam no controle do intestino e da bexiga.
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B12
A vitamina B12 pode ser absorvida com alguns alimentos, como mariscos, salmão, sardinha, carne bovina, fígado bovino, ovos e leite. A quantidade diária recomendada de consumo do nutriente é de 2,4 microgramas.
TRATAMENTO DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12
O tratamento deve ser realizado sob indicação de profissional de saúde e inclui mudanças na alimentação, ajuste do processo digestivo e reposição da vitamina B12. Essa última pode ser feita por comprimidos, sprays nasais ou injeções.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de vitamina B12 baixa, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.
CANDIDÍASE É TRANSMISSÍVEL PARA O HOMEM? Saiba como acabar com a candidíase e qual o TRATAMENTO