Com missão planejada para 2024, o biólogo Alysson Muotri, apontado como o primeiro cientista brasileiro a ir ao espaço, deseja levar a pesquisa de outros brasileiros para a Estação Espacial Internacional (ISS).
O cientista deseja desenvolver pesquisas fundamentais para avaliação da colonização interplanetária. Muotri tem como principal tarefa entender os efeitos da microgravidade nos chamados minicérebros.
O que são minicérebros?
Minicérebros são versões reduzidas do órgão e criado no laboratório por células-troncos. Eles reproduzem parte das estruturas, como células e respostas fisiológicas encontradas no cérebro.
Colonização interplanetária
Com essa pesquisa, o cientista deseja descobrir formas de proteger o cérebro de astronautas e, assim, favorecer estadias mais longas fora da Terra, como uma colonização interplanetária.
"Eu quero integrar a ciência brasileira e os cientistas que estão trabalhando no Brasil nesse projeto", disse o pesquisador segundo o G1.
Duração da missão
Segundo a fonte anteriormente citada, Muotri deve passar cerca de 10 dias na Estação Espacial Internacional.
Pesquisas na ISS
Outro pesquisador norte-americano, em colaboração com a Nasa, também já tinha enviado minicérebro para o espaço. Ele constatou que as células cerebrais envelhecem mais rapidamente nesse ambiente.
Veja as principais notícias do dia no NE10 Interior