Piloto do submarino Titan ignorou barulho alto e "desconfortante"
Stockton Rush o piloto do submarino Titan, que implodiu no mês passado, foi gravado pela BBC de Londres conversando com passageiros e revelando que um membro da tripulação já havia ouvido um barulho intenso.
O próprio piloto disse que o barulho era "desconfortante", mas minimizou o ocorrido, dizendo que "quase todos os submarinos de mergulho profundo fazem barulho em algum momento".
A gravação é de 2022, portanto, meses antes da implosão do Titan, nesse mês de junho de 2023, quando 5 pessoas morreram, incluindo o piloto Stockton Rush, que também era CEO da OceanGate, empresa que operava as viagens até o Titanic.
As informação são do site da verão em espanhol do jornal The Independent.
A reportagem reforça que não há como saber o que causou o barulho em 2022 e se ele tem relação com a tragédia deste ano de 2023.
De acordo com especialistas em engenharia naval, a implosão do submarino, provavelmente, aconteceu pela soma de dois fatores: alta pressão no fundo do mar e danos estruturais no casco do submarino.
Os mesmos especialistas acreditam que a implosão aconteceu em um milésimo de segundo e que, por isso, é improvável que as vítimas tenham percebido o problema ou sentido dor na hora da morte.
Os destroços do Titanic estão a quase 4 mil metros de profundidade.
Veja as principais notícias do dia no NE10 Interior