Esse modo de ensino aumenta a carga horária das escolas, muda a distribuição de disciplinas no currículo e possibilita que os alunos escolham em quais áreas vão se aprofundar.
NOVO ENSINO MÉDIO REVOGADO? Confira se MEC já tomou DECISÃO após CONSULTA PÚBLICA sobre NOVO ENSINO MÉDIO
Diante deste contexto, muitos têm dúvidas sobre como fica o Ensino Médio.
BENEFÍCIOS DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO
O Ministério da Educação (MEC) abriu uma consulta pública sobre o Novo Ensino Médio, através da Portaria n° 399.
EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: veja 3 benefícios da EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
O processo que teve início em março de 2023 e durou até o último 6 de julho, teve como objetivo realizar pesquisas com a comunidade escolar, seminários e questionários online a respeito do modelo.
O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017 e implementado gradualmente em todas as escolas públicas e particulares desde 2022.
As mudanças vêm enfrentando críticas pela maneira como estão sendo implementadas no dia a dia dos estudantes.
Diante deste contexto, muitos têm dúvidas sobre como fica o Ensino Médio.
QUAL FOI O RESULTADO DA CONSULTA PÚBLICA DO NOVO ENSINO MÉDIO?
Mesmo com a consulta pública sobre o Novo Ensino Médio ter chegado ao fim no último 6 de julho, as diretrizes que passarão a ser adotadas pelo Ministério da Educação e os estados ainda não são conhecidas.
De maneira informal, já existe o conhecimento de que o governo federal vai decidir sobre ajustes no modelo que até então vinha sendo adotado pelas escolas.
Além disso, é esperado que o governo federal não deve fazer alterações na lei que instituiu o Novo Ensino Médio, tendo possibilidade de deliberar junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre as alterações a serem feitas.
Como foi pedido pelos secretários de educação dos estados e por representantes da sociedade civil, como o Todos Pela Educação, a expectativa é de que o governo opte pelo aumento da carga horária das disciplinas consideradas comuns, que já eram aplicadas.
Pela proposta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), conselho dos secretários estaduais de educação, poderiam ser usadas 300 horas das 1.200 horas das disciplinas optativas (itinerários formativos) para essa adequação.
Ao incentivar a mentalidade empreendedora desde cedo, ela traz uma série de benefícios para os alunos, para a sociedade e para a economia como um todo. Quatro dos principais benefícios da educação empreendedora são:
MAS AFINAL, COMO FICA O ENSINO MÉDIO?
A situação do Ensino Médio vai ser pauta na palestra Mas Afinal, "Como Fica o Ensino Médio?" que vai ser realizada pela presidente executiva e fundadora do Todos pela Educação, Priscila Cruz, durante o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE).