Benefício da caminhada

Caminhar é uma forma fácil de aumentar a atividade física e pode ser feita em qualquer lugar. Mas, poucos sabem que esse tipo de exercício pode ter um benefício significativo: prolongar a vida.

Descoberta inesperada...

Foi isso que os pesquisadores liderado pelo professor Maciej Banach, na Universidade de Medicina de Lodz, Polônia, descobriram enquanto investigavam outras questões.

Objetivo da pesquisa

A equipe dos pesquisadores tinham intenção de investigar o número de passos ideal para sair do sedentarismo e diminuir o risco de morte por qualquer causa.

Na descoberta feita, foi realizada uma revisão de dados de 17 estudos anteriores, que envolveram mais de 226 mil pessoas, acompanhadas durante sete anos para avaliar os impactos na saúde da caminhada diária.

Estudo

Nesta quarta-feira (9), o levantamento no European Journal of Preventive Cardiology sugeriu que caminhar pelo menos 3.967 passo por dia já diminui o risco de morrer por quaisquer causas.

Reduz doenças cardiovasculares

Outro dado interessante na pesquisa foi que ao dar 2.337 passos diariamente, se reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares.

O resultado constatou que o aumento de mil passadas por dia foi associada a uma redução de 15% no risco de morte por qualquer causa, segundo o Metrópoles. Se esses passos reduzirem para 500, a porcentagem vai para 7% na redução de risco por mortes por doenças vasculares.

Essa análise trouxe à tona que 4 mil passos diários é o necessário para reduzir significativamente as mortes, independente da sua causa. Para os jovens, é recomendado entre 7 mil e 13 mil passos para um resultado mais positivo, enquanto que para adultos acima dos 60 anos, o melhor desempenho acontece entre 6 mil e 10 mil passos.

E você? Vai caminhar?

Veja as principais notícias do dia no NE10 Interior

IR PARA INTERIOR.NE10.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories