Desemprego

Índice de desemprego em Pernambuco é um dos maiores do Brasil

Situação prejudica a vida de diversas pessoas

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 17/12/2019 às 17:30
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O índice de desemprego em Pernambuco é um dos maiores do Brasil, esta situação faz com que diversas famílias tenham que modificar os seus estilos de vida, devido às modificações nos orçamentos. Em Recife, a taxa de desocupação é de 17,4%, a maior de todo o país. 

Um estudo feito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a pedido do Jornal Commercio mostrou que a renda familiar dos recifenses caiu 20%. O professor de ciências políticas da UFPE Dalson Figueiredo é o responsável pelo estudo, e fala sobre o futuro do estado. “Enquanto o desemprego vem diminuindo no Brasil desde 2017, Recife e Pernambuco estagnaram num alto nível de desemprego e a tendência inclusive é de um crescimento. Em dezembro deve ter uma queda por conta das contratações de fim de ano e depois o desemprego deve aumentar  novamente”, afirmou. 

O motorista de aplicativo Cleversson Lopes tinha uma boa renda no emprego anterior em vendas de telefonia, porém após o fim da sua empresa na crise de 2014, a renda dele, que era cerca de R$ 15 mil mensais, caiu para  cerca de R$ 2 mil mensais. “Hoje economizamos tudo lá em casa, praticamente não viajamos mais, minha esposa atualmente segura as contas da casa”, relatou. 

O professor Dalson comenta sobre possíveis soluções que podem ser realizadas para diminuir esta situação. “Cresce a importância de políticas públicas multisetoriais, que você consiga integrar o governo, sociedade civil e o empresariado para promover a criação de oportunidades de trabalho”, informou. 

Confira matéria do Por Dentro