Polícia Federal

Aplicativo malicioso usa coronavírus para aplicar golpes; veja como se proteger

Golpe é enviado através de links em e-mails ou nas redes sociais para os celulares e tablets

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/03/2020 às 13:09
Divulgação/Polícia Federal
FOTO: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal faz um alerta para um novo golpe envolvendo um aplicativo que promete fornecer dados sobre o coronavírus no mundo. Porém, ao ser instalado, programa - chamado COVID-19 TRACKER - bloqueia os aparelhos celular e exige dinheiro dos usuários para a liberação. O golpe é enviado através de links em e-mails ou nas redes sociais para os celulares e tablets.

Segundo a PF, o aplicativo malicioso já fez vítimas em Portugal, fazendo com que o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) do país emitisse diversos alertas. O programa é um malware, destinado a infiltrar-se e ser instalado de forma ilícita num dispositivo com o intuito de causar danos, alterações ou roubo de informações.

O programa criptografa e bloqueia os celulares, computadores ou tablets e em seguida solicita o resgate e desbloqueio através de um pagamento em bitcoins (moeda virtual da internet com valor próprio) para liberação do dispositivo infectado.

A quantia exigida pelos cibercriminosos é de 100 dólares, ou seja, em torno de R$ 500. Após o pagamento da quantia, os criminosos enviam um código que desbloqueia o aparelho infectado. De acordo com a polícia, desde a pandemia do coronavírus, os golpes virtuais continuam se proliferando em contextos de crise e tem sido explorado por criminosos, se aproveitando do alarmismo social.

Saiba como se proteger

1. Desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais

2. Procure saber informações do aplicativo ou programa antes de fazer a instalação em seu celular ou computador

3. Nunca instale programas de computador ou celular através de sites desconhecidos, baixe sempre em sites oficiais tais como: Google Play e App Store ou do próprio fabricante

4. O aplicativo oficial para acompanhar as notícias sobre o coronavírus no Brasil é Coronavírus-SUS e qualquer dúvida deve-se ligar para o número 136 do Disque Saúde.

5. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus

6. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador