Coronavírus

Comércio e construção civil irão parar a partir de domingo em Pernambuco

Novas medidas restritivas da circulação de pessoas foram divulgadas pelo governador Paulo Câmara

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/03/2020 às 11:13
Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

O Governo de Pernambuco determinou nesta sexta-feira (20) que o comércio será fechado a partir de domingo (22). Esta é mais uma medida para impedir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no Estado. Além disto, os serviços e as obras de construção civil também deverão ser paralisados.

Em coletiva de imprensa nesta sexta, o governador Paulo Câmara (PSB) informou que esta lista não inclui supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, além de obras de serviços essenciais, como hospital, abastecimento de água, gás, energia e internet. Estes estabelecimentos continuarão funcionando normalmente.

Ainda de acordo com Paulo Câmara, as obras de construção civil contratadas pelo serviço público serão decididas por cada ente federativo, ou seja, a União, o Estado e municípios. "Precisamos neste momento que o maior número de pessoas fiquem em casa, para que tenhamos o mínimo de contato social", solicitou o governador.

Bares, restaurantes e shoppings fechados

Na quinta-feira, o Governo do Estado já havia determinado o fechamento de shoppings, bares e restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, clubes sociais e comércio de praia.

Bares e restaurantes poderão atender exclusivamente para entregas (serviço de delivery). Já os parques e praias só poderão ser acessados para a prática de atividades físicas.

Segundo o governador, todos os lugares do mundo que estão conseguindo conter o avanço da doença que já matou milhares de pessoas diminuíram o número de pessoas nas ruas.

Sintomas e prevenção

O Covid-19 é similar a uma gripe e é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é ligar 136 ou procurar uma unidade de saúde na sua cidade.

 A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas. Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.

Números em Pernambuco

O número de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 28 em Pernambuco. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nessa quinta-feira (19), são 508 casos notificados, sendo que 166 já foram descartados. Outros 311 seguem em investigação.

Coronavírus no mundo