Abono anual

INSS começa a pagar 13º de aposentados e pensionistas; veja quem tem direito

Depósito da primeira parte será realizado de 24 de abril a 8 de maio

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/04/2020 às 10:32
José Cruz/Agência Brasil
FOTO: José Cruz/Agência Brasil

Começa nesta sexta-feira (24) o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O depósito da primeira parte do abono anual será realizado de 24 de abril a 8 de maio.

As pessoas que recebem um salário mínimo receberão os valores de 24 de abril a 8 de maio, de acordo com o número final do benefício (sem o dígito verificador). Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados entre 4 e 8 de maio.

Cerca de 35,6 milhões de pessoas receberão o benefício de abril em todo o Brasil. Serão injetados R$ 71,7 bilhões na economia. Outros 30,7 milhões de beneficiários receberão a primeira parcela do 13º, o equivalente a R$ 23,7 bilhões.

Quem tem direito

De acordo com a legislação, têm direito ao 13º as pessoas que receberam benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão durante o ano.

Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2020, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário. Já aqueles que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV), não têm direito ao abono anual.

*Com informações da Agência Brasil