Saque em espécie

Saiba como fazer para sacar auxílio emergencial da poupança digital

Beneficiário precisa gerar código antes de ir à agência

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/04/2020 às 13:11
Divulgação/Caixa
FOTO: Divulgação/Caixa

As pessoas que tiveram o auxílio emergencial de R$ 600 aprovado mas não têm conta em banco tiveram uma poupança digital criada pela Caixa Econômica Federal (CEF). Inicialmente, só era possível movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, mas desde essa segunda-feira (27), é possível realizar o saque em espécie, de acordo com a data de aniversário do beneficiário [veja o calendário abaixo].

Segundo a Caixa, o saque está sendo liberado de forma gradual para evitar as aglomerações nos pontos de atendimento por causa do risco de contágio do coronavírus.

Porém, antes de ir ao caixa eletrônico, lotérica ou correspondente Caixa Aqui, é preciso fazer a liberação do saque através do aplicativo Caixa Tem. Se a data do saque do seu benefício já chegou, garanta que o aplicativo está atualizado na loja de aplicativos do seu celular (Google Play no sistema Android e App Store no iOS).

Veja como receber e movimentar o auxílio emergencial no aplicativo Caixa Tem

Saque de auxílio emergencial é liberado para nascidos em março e abril nesta terça

Depois disto, faça o login no aplicativo, selecione a opção "Saque sem cartão" e informe o valor a ser retirado. O aplicativo irá gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que é o tempo que você terá para se deslocar até o caixa eletrônico, lotérica ou correspondente Caixa Aqui. O código deve ser utilizado no momento do saque. Não é necessário o uso de nenhum cartão.

Além da nova funcionalidade, a atualização do aplicativo ampliou a capacidade de acessos simultâneos no Caixa Tem. Muitas das pessoas que baixaram a ferramenta não estavam conseguindo acessar a conta devido ao alto número de usuários no aplicativo. De acordo com a Caixa, o app já teve 52,7 milhões de downloads.

O banco lembra que o Caixa Tem está disponível exclusivamente para clientes da poupança digital. Os beneficiários do Bolsa Família, pessoas que já têm poupança na Caixa e correntistas de outros bancos não precisam baixar o aplicativo.

Mulher encontra valor de auxílio emergencial e devolve à dona

Confira o calendário do saque em espécie para quem tem poupança digital:

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

28 de abril – nascidos em março e abril

29 de abril – nascidos em maio e junho

30 de abril – nascidos julho e agosto

4 de maio – nascidos em setembro e outubro

5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Outras formas de movimentar o dinheiro

Os serviços básicos gratuitos da Poupança Social Digital incluem a realização de dois saques por mês em terminal de autoatendimento e lotéricas pelo Saque Digital sem cartão; realização de três transferências por mês para conta de depósitos para outros bancos; realização ilimitada para contas Caixa; até dois extratos por mês com a movimentação dos últimos 30 dias; e a realização de consultas por meio digital, site ou apps da Caixa.

É possível ainda fazer pagamentos e transações com o uso do Cartão Virtual de Débito. Este cartão permite apenas compras pela internet ou em aplicativos que aceitem pagamentos com o cartão de débito da bandeira Elo.

O Cartão Virtual tem os mesmos dados de um cartão físico, de plástico. Porém, o Código de Segurança (de três números) é trocado a cada compra ou consulta, como forma de tornar o uso mais seguro. O cliente precisa consultar o código antes de cada transação. As compras são à vista e só podem ser feitas se houver saldo na Poupança Social Digital.

Poupança Social Digital

A Poupança Social Digital é um tipo de poupança simplificada, aberta para beneficiários de programas governamentais. O limite de saldo e movimentação máxima mensal é de R$ 3 mil. Para as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico) que têm direito ao benefício e não têm conta na Caixa nem no Banco do Brasil, a abertura da poupança está sendo realizada automaticamente.

Já para os informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados no site ou aplicativo do Auxílio Emergencial, a solicitação de abertura da poupança deve ser feita no momento do cadastro.

Para ter acesso ao auxílio, o beneficiário precisa baixar o aplicativo Caixa Tem e fazer um cadastro com o CPF, o email e outros dados pessoais. É preciso ainda criar uma senha. A partir do login no app, será possível ter acesso aos serviços.