Covid-19

Coronavírus: Governo de PE distribuirá novos respiradores para unidades de saúde

Aparelhos chegaram nessa quarta-feira no estado

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 30/04/2020 às 9:10
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

O Governo de Pernambuco recebeu nessa quarta-feira (29), o terceiro lote com respiradores para completar os 35 aparelhos obtidos depois de uma ordem judicial de apreensão na empresa fornecedora. Os respiradores são importantes para ajudar no tratamento de pessoas que foram infectadas pelo coronavírus no estado.

Dos 35 respiradores, 18 deles serão destinados para o Recife (nos hospitais Agamenon Magalhães, em Casa Amarela; e de Referência Covid-19, em Boa Viagem), dez para o Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho; cinco para Garanhuns e dois para o Hospital de Referência Covid-19, em Olinda.

Os respiradores foram apreendidos em São Paulo após ordem judicial. Os aparelhos haviam sido adquiridos por Pernambuco e deveriam ter sido entregues em março, mas a empresa fornecedora disse que não poderia enviar os equipamentos porque eles foram solicitados pelo Governo Federal.

O Ministério da Saúde informou que não havia solicitado os equipamentos, mas a empresa não enviou os respiradores para Pernambuco e foi necessário uma ordem da Justiça para que a entrega fosse feita.

O primeiro lote foi enviado para o Recife no último domingo (26) e chegaram na terça-feira (28). Nessa quarta-feira (29), os respiradores restantes foram recebidos.

Coronavírus em PE