Candidatos

Mais de 2,3 milhões de estudantes já se inscreveram no Enem 2020

Estrutura da prova permanece a mesma, tanto no formato digital como no impresso

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 14/05/2020 às 10:42
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Até as 16h dessa quarta-feira (13), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 registrou 2.382.237 inscritos. Este ano, a prova terá dois formatos: impresso e digital. Para a primeira, 2.286.611 se inscreveram. Já no modelo online, são 95.626 candidatos. As inscrições devem ser realizadas na Página do Participante, no site do Enem, até 22 de maio.

Os estudantes já cadastrados no portal de serviços digitais do Governo Federal precisam apenas fazer o login com o CPF e a senha e fazer a inscrição. Também é possível se inscrever no Enem e fazer o cadastro no portal gov.br depois. A taxa de inscrição deverá ser paga até 28 de maio através de Guia de Recolhimento da União (GRU) e custa R$ 85.

Isenção

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mesmo sem o pedido formal de isenção da inscrição, a gratuidade da taxa está garantida aos participantes que preencham os requisitos presentes no edital. As pessoas que tiveram a isenção em 2019 e faltaram as provas sem justificar a ausência também terão o benefício assegurado.

A prova

A estrutura do Enem 2020 permanece a mesma, tanto no formato digital como no impresso: serão 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias), além da redação.

O Enem impresso será nos dias 1º e 8 de novembro e o digital, em 22 e 29 de novembro.

*Com informações da Agência Brasil