Plano de Convivência com a Covid-19

Veja a lista das cidades que não poderão reabrir o comércio segunda

Governo proibiu retorno em 85 municípios

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/06/2020 às 12:24
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

A partir da próxima segunda-feira (15), Pernambuco entra em uma nova etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, que prevê a reabertura das atividades econômicas. Serão autorizados a funcionar o comércio varejista, salões de beleza e serviços de estética e treinos de futebol profissional.

Apesar disto, 85 municípios, localizados no Agreste e na Zona da Mata, não irão avançar para a terceira etapa do plano, ou seja, não terão estas atividades liberadas. O motivo é, de acordo com o Governo de Pernambuco, que as cidades das regiões de saúde de Caruaru, Garanhuns, Palmares e Goiana não mostraram a mesma tendência de queda no número de novos casos do novo coronavírus como no restante do Estado, e apresentaram aumento na demanda por leitos de terapia intensiva.

O Governo do Estado avalia que estas cidades precisam manter as restrições por no mínimo mais uma semana. A liberação da construção civil e do comércio atacadista, parte da fase anterior do plano, continua valendo em todos os municípios do Estado.

A construção civil só pode funcionar com 50% dos funcionários, e no horário das 9h às 18h no Grande Recife. No interior, outros horários podem ser seguidos. O comércio atacadista deve seguir os protocolos de segurança e na RMR deve cumprir o horário das 9h às 18h.

Atividades que voltam segunda

De acordo com o decreto nº 49.093, publicado no Diário Oficial deste sábado (13), o comércio varejista pode retornar às atividades com controle do fluxo de clientes, em estabelecimentos comerciais de até 200 metros quadrados, com exceção dos localizados em shoppings e centros comerciais. Os shoppings podem funcionar apenas para delivery e coleta.

Também a partir de segunda, os salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares poderão retornar, com novos protocolos de higiene e controle do fluxo de clientes. Os treinos de futebol profissional também serão autorizados, sem público. Lembrando que nenhuma dessas atividades poderá funcionar nas 85 cidades indicadas pelo governo (veja abaixo).

Confira a lista das cidades que não poderão reabrir as lojas:

III Geres (Palmares) - 22 municípios: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu

IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

V Geres (Garanhuns) - 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

XII Geres (Goiana) – 10 municípios: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.