Pandemia

Quarentena rígida em Caruaru e Bezerros não será prorrogada pelo Governo estadual

Municípios voltam para a 2ª etapa do Plano de Convivência com a Covid-19

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 06/07/2020 às 9:19
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O isolamento rígido decretado em Caruaru e Bezerros, no Agreste pernambucano, não será prorrogado. A quarentena nessas duas cidades durou dez dias e terminou nesse domingo (5). Nesta segunda-feira (6), esses municípios retornam para a segunda etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.

De acordo com o governo, as cidades tiveram uma diminuição no número de casos graves de síndrome respiratória aguda.

Será permitido o retorno da construção civil (com 50% da capacidade), do segmento industrial e do comércio atacadista. Os shopping poderão funcionar apenas com delivery e coleta de mercadorias. Também podem reabrir os consultórios, ambulatórios de profissionais de saúde, serviços de apoio e terapêuticos e óticas.

Durante a quarentena, a população só poderia sair para realizar ou buscar serviços essenciais, como ir a supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e atendimento em unidades de saúde

Casos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Caruaru conseguiu sair de um índice médio de isolamento social de 35%, chegando a atingir 50.2%. Bezerros, que mantinha um isolamento de 32% na pré-quarentena, chegou a atingir 41%. O índice foi medido pela empresa de georreferenciamento Inloco.

Segundo o governo estadual, os números de novos casos registrados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caíram de 150 para 136 casos em Caruaru. Os casos de covid-19, caíram de 93 registros para 83. Em Bezerros, os casos de SRAG foram de 35 para 20 e os novos casos de coronavírus caíram de 19 casos para oito.

Novas atividades econômicas reabrem em Pernambuco nesta segunda

Nesta segunda-feira (6), os municípios que fazem parte das Geres do Recife (I), Limoeiro (II) e Goiana (XII) estão entrando na quinta etapa do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. Nesta fase, estão liberados os serviços de escritório com 50% da capacidade e as concessionários, locadoras de veículos e similares com 100% dos funcionários.

As praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas recebem a retomada dos esportes individuais ao ar livre (exceto lutas). O anúncio foi feito pelo Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio. A reabertura deve seguir o Protocolo Geral do Estado.

Academias terão reabertura antecipada no Recife

Depois de protestos de empresários e profissionais de educação física, o governo de Pernambuco anunciou que a reabertura de academias no Recife será antecipada. Antes, a retomada do setor seria na oitava etapa do Plano de Convivência e agora passou para a sexta. A retomada deve ocorrer no próximo dia 13 de julho ou no dia 20, dependendo do número de casos do coronavírus em Pernambuco.