Retomada do comércio

Feira da Sulanca de Caruaru registra grande movimento mesmo proibida de reabrir

Cidade está avançando no Plano de Convivência com a covid-19

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 13/07/2020 às 9:40
Wesley Santos/TV Jornal Interior
FOTO: Wesley Santos/TV Jornal Interior

Caruaru, no Agreste pernambucano, está reabrindo nesta segunda-feira (13) o comércio varejista de rua, salões de beleza, shoppings, além da retomada do comércio de veículos, serviços de aluguel e vistoria de veículos. Essa e outras cidades do Agreste estão avançando no Plano de Convivência elaborado pelo governo do estado.

A Feira da Sulanca ainda não teve o funcionamento permitido, porém várias aglomerações no local foram registradas. Nos entornos, alguns comerciantes vendiam seus produtos em carros com porta-malas aberto. Além disso, nos trechos próximos havia um grande fluxo de pessoas. A feira só pode funcionar através de delivery, nas segundas-feiras, das 5h às 17h, no estacionamento do Polo Caruaru.

Horário reduzido e desinfecção constante; veja medidas para reabertura dos shoppings de Caruaru

Comércio de Toritama e Santa Cruz reabre, mas feiras seguem proibidas

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, disse que as feiras terão um destaque no plano de convivência e, por isso, ainda não puderam reabrir. "O Polo de Confecções tem um destaque no nosso plano devido às características específicas lá do polo, então por isso que ele não está agora nessa etapa contemplada", explicou durante uma coletiva de imprensa.

A Prefeitura de Caruaru informou que irá intensificar as ações de fiscalização para combater o novo coronavírus durante a reabertura do comércio.

As ações serão comandadas por um grupo integrado, composto pela Secretaria de Ordem Pública, da Fazenda e Serviços Públicos, Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), Guarda Municipal, PROCON, Ouvidoria, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Vigilância Sanitária e Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru.

Confira o que pode funcionar no Agreste, nas Geres IV e V:

Comércio varejista - O comércio de varejo de rua, tanto no centro como nos bairros, foi autorizado para funcionar, no horário das 9h às 18h.

Comércio atacadista - Este tipo de comércio já estava autorizado a funcionar na segunda etapa do plano.

Shopping centers - Podem funcionar, com até 30% da capacidade do público, no horário das 11h às 19h ou das 12h às 20h.

Polo de Confecções - O funcionamento de feiras de negócios de confecções em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama continua suspenso. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, os empreendedores devem continuar operando exclusivamente com delivery e coleta. A reabertura destes estabelecimentos está prevista para a etapa sete do Plano de Convivência, que ainda não tem data para começar.

Bares e restaurantes - Estão previstos para reabrir no dia 20 de julho na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste Setentrional. Ainda não há previsão de reabertura no Agreste.

Salões de beleza e serviços de estética - Podem abrir, seguindo novos protocolos, como distanciamento de 1,5 metro entre as bancadas de atendimento; receber clientes apenas com hora marcada, com intervalos suficientes para desinfecção dos locais e materiais utilizados; evitar espera interna; além do uso de máscaras, higienização de materiais, entre outros.

Concessionárias e serviços de locação de automóveis e de vistoria de veículos - Podem funcionar com 50% dos funcionários de vendas.

Construção civil - O serviço já estava autorizado com 50% dos trabalhadores, e agora poderá atuar com 100% da carga.

Igrejas e templos - Igrejas e templos religiosos poderão reabrir. Os espaços religiosos precisam seguir um protocolo com uma série de medidas preventivas, que incluem o limite do público a 30% da capacidade. É preciso ainda adotar um intervalo entre as celebrações, de no mínimo três horas, tanto para evitar aglomerações como para realizar a limpeza do ambiente, entre outras medidas.

Praças e parques - De acordo com o Governo de Pernambuco, a regulamentação da reabertura das praças e parques fica a cargo dos municípios.

Academias de ginástica - Estão previstas para reabrir no dia 20 de julho, na Região Metropolitana (RMR), Zona da Mata e Agreste Setentrional. Não há data para o Agreste.

Futebol - Poderá funcionar em todo o Estado, a partir de 19 de julho, sem torcida.

Veja os municípios das Geres IV e V:

GERES IV:

Municípios (32): Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

GERES V:

Municípios (21): Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

*Matéria em atualização