Várias contas poupanças digitais foram bloqueadas pela Caixa Econômica Federal por suspeita de fraude. De acordo com a Caixa, a área de segurança do banco monitora continuamente as contas e acessos e realiza o bloqueio preventivo se houver alguma suspeita.
Os beneficiários que utilizam o aplicativo Caixa Tem devem ir à agência bancária com o documento de identidade para poder regularizar o cadastro e fazer o desbloqueio.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que a conta é liberada de maneira rápida quando o beneficiário vai até uma agência. "Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará, sim, bloqueada, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável", contou ele.
> Auxílio emergencial: Caixa começa novo ciclo de pagamentos nesta quarta
> Quando vou receber a próxima parcela do auxílio emergencial?
Segundo Pedro Guimarães, também há pessoas que podem ter o auxílio suspenso, mas não por conta de golpes.
Saiba quem pode ter pagamento do auxílio emergencial suspenso
No final de junho, o Ministério da Cidadania anunciou que os beneficiários terão que passar por uma nova análise a cada novo pagamento. Para isso, serão consideradas as novas informações inseridas na base de dados para verificar se o beneficiário ainda faz parte dos requisitos e se ele pode continuar recebendo o dinheiro. O objetivo do Ministério é evitar o pagamento indevido do auxílio.
Quem estava sem emprego e conseguiu um trabalho poderá deixar de receber o auxílio, por exemplo. Confira o que pode fazer o beneficiário ter o auxílio emergencial suspenso.