Atendimento

Servidores do INSS decretam greve a partir desta terça-feira

Volta do atendimento presencial está prevista para 14 de setembro

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/09/2020 às 11:13
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

A Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Fenasps) decidiu decretar greve a partir desta terça-feira (8), em plenária virtual realizada na última sexta-feira (4).

A federação orienta aos servidores que mantenham o trabalho remoto enquanto durar a pandemia da covid-19, e não retornem aos locais de trabalho devido à situação sanitária do País.

INSS adia para setembro retomada do atendimento presencial em agências

Meu INSS: saiba como usar o aplicativo que calcula sua aposentadoria

Segundo os representantes dos trabalhadores, os servidores do grupo de risco e os que moram com idosos devem protocolar autodeclaração para permanecerem em home office.

Volta do atendimento presencial

O retorno gradual das agências do INSS está previsto para começar em 14 de setembro (próxima segunda-feira). O atendimento exclusivo por meio de canais remotos foi prorrogado até 11 de setembro, e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura.

INSS: confira perguntas e respostas sobre a prova de vida digital

A volta presencial do atendimento já foi adiada várias vezes. De acordo com o INSS, a reabertura "gradual e segura" irá considerar as especificidades de cada uma das agências da Previdência Social no Brasil.

As unidades devem avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.