música

Qual a diferença entre forró e piseiro? Saiba como surgiu o ritmo do momento

Estilo ganhou força em 2020, com nomes como Barões da Pisadinha, Eric Land, Tarcísio do Acordeon, Zé Vaqueiro e João Gomes

Lyllyan Belo
Lyllyan Belo
Publicado em 10/12/2021 às 17:12
Notícia
Reprodução/YouTube
Clipe da música 'O Povo Gosta é Do Piseiro', de Eric Land e Zé Vaqueiro - FOTO: Reprodução/YouTube

O forró é um dos ritmos mais marcantes da música nordestina. Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’ foi um dos precursores do gênero musical, deixando ele conhecido em todo o Brasil.

..

Ao longo do tempo, o forró foi ganhando diferentes vertentes, se dividindo nos mais variados estilos: Pé de Serra, Universitário, Eletrônico, e agora o ritmo do momento, o Piseiro.

Mas qual a diferença entre forró e piseiro?

Para ser considerado forró tradicional é preciso ter três instrumentos: Triângulo, sanfona e zabumba. Lá pela década de 70, o ritmo foi ganhando suas primeiras adaptações, que deu início ao forró universitário, popularizado por Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Zé Ramalho.

Nos anos 90, a adição de novos instrumentos e bailarinas nos apresentou o forró eletrônico, popularmente conhecido como “estilizado”.

O piseiro se caracteriza pelo uso de teclados e sintetizadores eletrônicos. Diferente dos outros estilos, uma banda não é usada, apenas voz e teclado.

O estilo ganhou força em 2020, com o sucesso da banda Barões da Pisadinha, surgindo depois outros nomes, como Eric Land, Tarcísio do Acordeon, Zé Vaqueiro e João Gomes.

Outros nomes já conhecidos do cenário musical nordestino, como Wesley Safadão e Xand Avião também não ficaram de fora e gravaram músicas no ritmo.

Como surgiu o piseiro?

O estilo musical que deu origem ao piseiro é a pisadinha, que surgiu lá no começo dos anos 2000. O cantor Nelson Nascimento foi o precursor do ritmo, que começou na Bahia.

O Piseiro era o local onde as pessoas iam dançar a ‘pisadinha’. Com o passar do tempo, a pisadinha acabou se tornando o piseiro. A dança é caracterizada pelo passos arrastados no chão e as mãos posicionadas junto ao corpo.

Comentários