Folia

Artesãos e prefeitura se preparam para o Carnaval de Bezerros

"Folia dos Papangus" será entre 19 e 25 de fevereiro e terá cinco polos de animação

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/01/2020 às 16:37
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O ano de 2020 começou e com ele a contagem regressiva para o Carnaval, uma das principais festas de Pernambuco. Em Bezerros, no Agreste, a preparação já começou desde o ano passado. Agora, as pessoas que trabalham para fazer a festa estão correndo ainda mais para dar conta de tudo até a data.

"O Carnaval já está na porta praticamente, já vamos ter o Baile Municipal no dia 8 de fevereiro e já está bem corrido o nosso tempo, vamos começar a trabalhar os três horários para fazer todo o cronograma que foi montado", revelou a secretária adjunta de Turismo de Bezerros, Thaís Souza.

Este ano, a "Folia dos Papangus" será entre 19 e 25 de fevereiro e terá cinco polos de animação. O tema da festa é "Pernambuco inteiro se encontra aqui". A cenografia ficará sob a responsabilidade do xilogravurista J. Borges, Patrimônio Vivo de Bezerros. "Eu, nessa idade, acho que sou feliz com isso", conta o artista.

Artesãos

O protagonista da festa, o Papangu, está presente nas máscaras que estão sendo confeccionadas pelos artistas. O trabalho é desenvolvido durante o ano inteiro, mas a produção aumenta nesta época. São mais de 4 mil peças produzidas e comercializadas em todo o Estado.

Para a artesã e amante do Carnaval Josy Santos, a expectativa para este ano é boa. As máscaras são comercializadas em pontos de vendas visitados pelos turistas. "Nesse período a gente não para, mal temos tempo para comer e dormir. Tem que trabalhar bastante", contou.

O artesão Cláudio Rocha garante que se o artista não se esforçar desde antes da festa, pode ficar sem material no Carnaval. "É o tempo do serviço pesado mesmo, a produção tem que aumentar, porque aumentam os pedidos", diz.