Festa

Carnaval Caruaru Cultural 2020 começa nesta sexta-feira

Confira a programação completa da folia de Momo na cidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 14/02/2020 às 11:13
Divulgação/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Caruaru

A cidade de Caruaru, no interior de Pernambuco, é conhecida como Capital do Forró pela grandiosidade das festas juninas, mas nos últimos anos o Carnaval de rua ganha força. O Carnaval Caruaru Cultural 2020 começa nesta sexta-feira (14) e vai até o próximo domingo (16). A festa começa a partir das 16h desta sexta, quando o Polo Estação Folia, na Estação Ferroviária, recebe percussionistas e grupos de batuques para anunciar o início das comemorações. Alunos de percussão do Serviço de Convivência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também se apresentam.

À noite, a partir das 19h30, começa a festa Abre Alas, que marca a abertura oficial do Carnaval. Novidade deste ano, o evento terá como atrações a Orquestra de Frevo Fernando Borges, a banda Babado Novo (21h20) e o cantor André Rio (23h). A festa multicultural inclui frevo, maracatu, ciranda, entre outros. O acesso é gratuito. Além disto, entre uma atração e outra, serão realizados Concurso de Frevo, desfile de fantasias e a coroação do Rei Momo e da Rainha do Carnaval.

No sábado (15), haverá desfiles de vários blocos em sete polos de animação, nas principais ruas do centro da cidade (Rua João Condé, Praça do Banco do Brasil – Café Guarany, Rua Oscar Mariano, Praça José Martins, Estação Ferroviária, Rua dos Expedicionários, Rua Silva Jardim). Orquestras de frevo, La Ursas, Caretas, caboclos de Lança, maracatus, boi-bumbás, entre outras manifestações culturais, farão parte da festa.

Também no sábado, o palco Rec-Beat chega à terceira edição na Capital do Agreste, disponibilizando opções musicais para o público alternativo, a partir das 16h. As atrações são DJ 440, Gabi da Pele Preta, o grupo colombiano Frente Cumbieiro e Siba. No domingo, a programação é voltada para o público infantil. A partir das 15h, a criançada terá à disposição pintura de rosto, oficina de máscara e apresentações da Nave Moleka e Turma da Kika na Estação Ferroviária.

Os homenageados deste ano serão os blocos Motoristas em Folia, Vassourinhas e Sapateiros em Folia, que fizeram história nos anos 50; o empresário e memorialista Dorgival Melo (conhecido como Nobreza) e o radialista Hélio Vasconcelos, que apresentava os desfiles e agremiações na Rua da Matriz nos carnavais de antigamente.

Carnaval dos bairros

Alguns grupos de bairros também realizam blocos carnavalescos neste fim de semana. Na sexta (14), serão realizados os blocos A Lustrosa e Boi Treme Terra; no sábado (15), Lugar de Mulher é onde ela quiser, Paulistano na Folia, Os Caça Cahaca, Do Berimbau, Caru Folia, I Caminhada do Frevo, Bloco Sipa, Bloco do Gonzagão, Só Tem Doido, Carnaval do Cuscuz, Ozz Birós Folia, Seu Cuca é Nós, Silbloquinhos, Inclusive Eu. No domingo (16), Vou Sim, Posso Sim, Que merda é essa, Pé de Galo, Folia Kika Kids, Petrofolia, Sapo na Folia e Os Lapas.

Confira a programação completa:

Polo Estação Folia
Dia 14/02
19h30 - Orquestra Fernando Borges
21h20 - Banda Babado Novo
23h - André Rio

Polo Estação Ferroviária
Dia 15/02
Programação Itinerante
13h - Cortejo Bois de Caruaru
14h - La Ursa
14h30 - Grupo Papanguarte de Bezerros
15h - Caretas de Triunfo

Dia 16/02
Bloquinho Mamãe eu quero (infantil)
A partir das 15h - Nave Moleka, Turma da Kika, pintura de rosto, oficina de máscara, entre outros.

Palco Rec-Beat
Dia 15/02
A partir das 16h
DJ 440 (PE)
Gabi da Pele Preta (PE)
Frente Cumbiero (Colômbia)
Siba (PE)

Polo Pedro Sucata
Dia 15/02
13h - Silvério
15h - Elifas Júnior
17h - Orquestra de Frevo Vassourinhas

Bloco Sucata
13h - Bloco Sucatinha
14h - Início do show no palco principal

Polo Café com Frevo (Praça do Banco do Brasil)
15/02
13h - Orquestra Mais do Maestro Zui
14h30 - Orquestra Itinerante
16h - Orquestra do Maestro Minininho

Polo Jackson do Pandeiro
15/02
Bloco "Eu vou no seu café"
13h - DJ Gutto
14h30 - Juscélio Vilela
16h - Douglas Leon
18h - Benil

Polo Aldo Teixeira (Rua dos Expedicionários)
15/02
Bloco Azulão
13h - Orquestra do Batista
15h - Azulinho e Azulão
16h30 - Orquestra Fama Show

Polo Inclusão na Folia
15/02
Shows com orquestras de frevo, bloco da Melhor Idade e atrações inclusivas a partir das 13h.