A Polícia Federal (PF) vai usar mais de 100 drones durante os dias de votação das eleições deste ano. O objetivo é combater crimes eleitorais. De acordo com a PF, mais de 100 drones serão utilizados para sobrevoar principais zonas eleitorais do país para fiscalizar e combater possíveis crimes de boca de urna e transporte de eleitores, por exemplo.
A polícia explicou através de nota que os drones têm câmeras que podem realizar zoom para identificar suspeitos, placas de carros, entregas de santinhos e compras de votos.
"As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe que estará preparada para monitorar toda as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. Assim, diante de algum flagrante de crime eleitoral, policiais se deslocarão, imediatamente, para o local indicado para prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia, onde serão tomadas as providências pertinentes", dizia a nota.
Tecnologia
Ainda de acordo com a PF, a ação busca usar a tecnologia para prevenir crimes, além da diminuir a presença física de policiais e o contato social durante o período da pandemia da covid-19.