Eleições 2020

Barroso diz que houve tentativa de sobrecarregar sistema do TSE

Objetivo da ação simultânea era tirar o site do ar

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 15/11/2020 às 16:39
Marcelo Casal/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Casal/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, concedeu a primeira entrevista coletiva online sobre o primeiro turno das Eleições Municipais 2020, no meio da tarde deste domingo (15). 

Nela, Barroso revelou que o sistema de tecnologia da informação do TSE identificou uma possível ação combinada de usuários, provavelmente do exterior, para acessar simultaneamente o site com a intenção de causar uma sobrecarga de acessos e tirar o site do ar. "Houve tentativa de sobrecarregar sistema do TSE", disse Barroso. O objetivo da ação era prejudicar as eleições no Brasil

Prisões

Em boletim divulgado ao meio-dia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 13 candidatos foram presos até as 11h. Outros 10 foram flagrados em algum tipo de conduta irregular.

O maior número de prisões se deu pela prática de boca de urna (7), seguida de divulgação de propaganda (5) e uso de alto-falante (1). Os estados com o maior número de candidatos presos são Minas Gerais (10), Goiás (4), Sergipe (4) e São Paulo (2).

Crimes eleitorais

O Ministério da Justiça já registrou 418 crimes eleitorais nas eleições de hoje (15). A maioria (128) foi compra de votos, de acordo com o último boletim divulgado pelo ministério.

Há também registro de 118 casos de boca de urna, concentração de eleitores (37), dano à urna de votação (1), desobediência às ordens da Justiça Eleitoral (85), desordem que prejudicam os trabalhos eleitorais (10), falsidade ideológica (3), fatos e imputações inverídicas, conhecidas como fake news, (22), impedimento ou embaraço ao exercício do voto (2) e transporte de eleitores (12).

Os crimes contra candidatos somaram 24: ameaça (16), tentativa de homicídio (4), lesão corporal (4). Os crimes comuns relacionados às eleições chegaram a 195: ameaça (78), furto (12), homicídio (3), tentativa de homicídio (7), lesão corporal (34), porte ilegal de arma de fogo (12,), roubo (17) e vias de fato (32).