Entrevista

Saio como a segunda maior força política de Caruaru, diz Lessa após eleições 2020

Delegado obteve 19,22% dos votos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/11/2020 às 11:17
Viliane Gomes/Divulgação
FOTO: Viliane Gomes/Divulgação

O segundo colocado na disputa pela Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Delegado Lessa (PP) avaliou a eleição de 2020 como positiva e disse que sai do pleito eleitoral como a "segunda maior força política" da cidade. Ele perdeu para a atual prefeita, Raquel Lyra (PSDB), que conquistou a reeleição com 114.466 votos (66,86%).

Lessa obteve 19,22% dos votos, um total de 32.910. Esta foi a segunda vez que ele se candidatou à prefeitura do município. Em 2016, o delegado obteve mais de 41 mil votos. "Não fugi ao debate eleitoral, ao compromisso de me colocar à disposição das pessoas, mesmo enfrentando uma campanha muito delicada na questão da pandemia e também enfrentando a estrutura governamental, a máquina da Prefeitura de Caruaru", declarou.

O terceiro lugar foi de Raffiê Dellon, com 8,75% (14.986 votos). Marcelo Rodrigues (PT) teve 2,90% dos votos (4.964). Apoiado por grandes nomes da política caruaruense, como Zé Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB), Marcelo Gomes (PSB) recebeu 2,05% dos votos (3.513). Rafael Wanderley (UP) obteve 0,22% (374)

Sobre a diminuição do número de votos com relação à eleição de 2016, Lessa ponderou que houve aumento quando comparada à votação que obteve quando se elegeu deputado estadual, em 2018. "É sim uma crescente em relação à campanha para deputado estadual e a gente respeita a democracia, a vontade das urnas, a vontade do eleitor. Desejamos uma boa gestão da gestora atual que se reelegeu. Queremos o bem para Caruaru, vamos continuar construindo um debate importante", avaliou.

Pandemia

Lessa acredita que a dificuldade do contato com as pessoas por causa da pandemia atrapalhou a campanha. "Quem está com a máquina, a estrutura governamental, tem mais condições de levar, por meio da capilaridade dos seus quatro anos de mandato, levar aos quatro cantos da cidade suas plataformas", afirmou.

O delegado disse ainda que Raquel Lyra se baseou em suas propostas para levar melhorias à população da periferia e da zona rural: "Eu falei muito durante a campanha de cuidar de quem mais precisa".

Por fim, Lessa afirmou que irá continuar trabalhando por Caruaru, "fazendo um trabalho de forma humilde e respeitosa". Ele também agradeceu aos eleitores que saíram de casa para votar e depositaram a confiança nele.