Obras

Ordem de serviço da requalificação da Estação Ferroviária, em Caruaru, é assinada

Pátio da antiga estação, que é um dos principais polos do São João da cidade, será requalificado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/08/2020 às 11:09
Jorge Farias/Divulgação/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Jorge Farias/Divulgação/Prefeitura de Caruaru

A ordem de serviço para a requalificação do pátio da antiga Estação Ferroviária de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi assinada pela prefeita do município, Raquel Lyra. O projeto tem o intuito de revitalizar todas as áreas externas, que somam em torno de 12.500 m².

De acordo com a prefeitura, o novo espaço será integrado à Via Parque, com a implantação de uma nova praça de eventos. O objetivo é preservar a memória do local. O projeto inclui intervenções no piso, pintura externa dos galpões e muretas, iluminação com refletores em LED, recuperação e implantação de novos bancos, arquibancada, parque oficina, pérgolas para sombreamento, deck e paisagismo.

O desenvolvimento do projeto contou com o suporte e a análise de especialistas, e tem a aprovação da Fundarpe e do Iphan. "É mais uma obra que vai trazer qualidade de vida para o nosso povo, investimento para o turismo e mais mobilidade, fazendo conexão com a Via Parque. Vamos ter uma área totalmente requalificada no coração da cidade", comentou a prefeita.

Polo cultural

A área da Estação Ferroviária é conhecida por ser um dos principais polos do São João de Caruaru. É lá onde fica a cidade cenográfica, com exposições, apresentações de quadrilhas juninas, forró pé-de-serra, parque de diversões, entre outros.

O Teatro de Mamulengos Mamusebá, as casas da Capoeira, Pife, Cordel, do Boi, entre outras instaladas há cerca de seis anos no pátio da Estação Ferroviária, foram realocadas para o processo de requalificação.