menu

Ordem de serviço da requalificação da Estação Ferroviária, em Caruaru, é assinada

Pátio da antiga estação, que é um dos principais polos do São João da cidade, será requalificado

Assinatura da ordem de serviço para as obras de requalificação
Assinatura da ordem de serviço para as obras de requalificação (Jorge Farias/Divulgação/Prefeitura de Caruaru)

A ordem de serviço para a requalificação do pátio da antiga Estação Ferroviária de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi assinada pela prefeita do município, Raquel Lyra. O projeto tem o intuito de revitalizar todas as áreas externas, que somam em torno de 12.500 m².

De acordo com a prefeitura, o novo espaço será integrado à Via Parque, com a implantação de uma nova praça de eventos. O objetivo é preservar a memória do local. O projeto inclui intervenções no piso, pintura externa dos galpões e muretas, iluminação com refletores em LED, recuperação e implantação de novos bancos, arquibancada, parque oficina, pérgolas para sombreamento, deck e paisagismo.

O desenvolvimento do projeto contou com o suporte e a análise de especialistas, e tem a aprovação da Fundarpe e do Iphan. "É mais uma obra que vai trazer qualidade de vida para o nosso povo, investimento para o turismo e mais mobilidade, fazendo conexão com a Via Parque. Vamos ter uma área totalmente requalificada no coração da cidade", comentou a prefeita.

Polo cultural

A área da Estação Ferroviária é conhecida por ser um dos principais polos do São João de Caruaru. É lá onde fica a cidade cenográfica, com exposições, apresentações de quadrilhas juninas, forró pé-de-serra, parque de diversões, entre outros.

O Teatro de Mamulengos Mamusebá, as casas da Capoeira, Pife, Cordel, do Boi, entre outras instaladas há cerca de seis anos no pátio da Estação Ferroviária, foram realocadas para o processo de requalificação.