Ceia de Natal

Tradicional na mesa natalina, panetone tem opções gourmet

Sabores diferentes são produzidos para atrair clientes

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/11/2020 às 15:15
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O panetone é uma comida que não pode faltar nas ceias de Natal. Mas enquanto muita gente prefere o estilo tradicional, sem cobertura e com frutas cristalizadas, outros adoram opções diferenciadas e gourmet.

Nascido de um costume antigo da Itália de fabricar pão doce para celebrar o fim do ano, o panetone foi incrementado ao longo do tempo até chegar às receitas que estamos acostumados hoje.

A empreendedora Anne Nascimento gosta de acrescentar novos elementos à receita para atrair o paladar dos clientes. Ela começou no ramo de confeitaria há três anos e o projeto vem dando certo. Entre as opções há panetone com cobertura de morango, chocolate branco, brigadeiro, M&Ms, entre outros. "Eu vendo em média de 50 a 60 panetones nesse período. Eu começo a vender desde novembro", conta.

A padaria Pães e Delícias tem um panetone de fabricação própria, nas opções tradicional, zero açúcar, tamanho família e coberto com chocolate. A receita é secreta e a massa passa mais de 50 horas fermentando, para dar um sabor especial.

"Nós temos essa receita há três gerações na nossa família. Desde que essa casa abriu nós fazemos essa receita e procuramos sempre melhorar ela. Hoje nós fazemos ela com uma farinha 100% orgânica, usamos manteiga e acima de tudo uma fermentação lenta, calma e demorada", explica o chef Johnathas Laureano.

Veja na reportagem do "Cotidiano", da TV Jornal Interior: