histórias

Dez lendas urbanas podem ser explicadas por animais de verdade

Monstro do Lago Ness? Pé Grande? Veja o que existe por trás de cada história

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 06/01/2021 às 17:00 | Atualizado em 17/08/2023 às 10:50
Reprodução/Internet
As lendas urbanas têm explicações baseadas em animais reais - FOTO: Reprodução/Internet

As histórias por trás das lendas urbanas nem sempre são tão assustadoras quando a origem se torna conhecida. Muitas delas nascem a partir de mitos e aparições de criaturas não identificadas pelo ser humano.

A criptozoologia, o estudo de espécies e animais mitológicos, aponta que muitas das histórias podem ser desmistificadas a partir do conhecimento dos animais que deram origem à lenda.

 1. Monstro do Lago Ness

Monstro do Lago Ness

Monstro do Lago Ness - Reprodução/Internet

A lenda urbana surgiu depois que um monstro de pescoço longo e vertical, com a cabeça desproporcional ao corpo, surgiu no lago Ness, na Escócia, Reino Unido. Esse é um dos mitos mais famosos na Europa.

No entanto, de acordo com um estudo publicado pela BBC, as amostras de DNA do lago descartam a existência de animais com características parecidas. O que foi encontrado no local foram vestígios de DNA de esguias gigantes.

2. Sereias

Sereia

Sereia - Reprodução/Superinteressante

As sereias são seres míticos que fazem parte do imaginário popular há muitos anos. A figura que é metade peixe e metade humano é conhecida por atrair marinheiros e pescadores ao cantar para mata-los.

A realidade é que muitas dessas aparições das sereias na realidade são atribuídas a dois animais: os peixes-boi e os dugongos. Eles são encontrados com facilidade em Sirenia e são semelhantes às sereias por possuírem caudas.

3. Demônio de Jersey

Demônio de Jersey

Demônio de Jersey - Reprodução/Internet

O Demônio de Jersey é uma das lendas urbanas mais famosas dos Estados Unidos. O animal habita no sul de Nova Jersey. Ele é um bípede que tem cascos, garras afiadas, asas, cauda e a cabeça parece com a de uma cabra.

A história nasceu por meio dos colonos ingleses e acredita-se que ela se inspira na ave Sandhill crane, que é um pássaro grande, com longas patas e corpo pesado, muito encontrado nesta região dos Estados Unidos.

4. Mothman

Mothman

Mothman - Reprodução/Internet

O Monthman é considerado um ser sobrenatural ou alienígena. Ele teria vivido em duas cidades norte-americanas entre 1966 e 1967, Charleston e Point Pleasant. Ele é relatado como a figura de uma mariposa e é associado ao mau presságio.

Algumas das suas aparições são reais, mas na verdade eram coruja-das-torres, uma ave grande com olhos avantajados e brilhantes. Elas possuem hábitos noturnos e habitam em lugares abandonados.

5. Verme-da-Mongólia

Verme-da-Mongólia

Verme-da-Mongólia - Reprodução/Internet

O verme-da-Mongólia é um bicho vermelho e de acordo com a lenda vive no Deserto de Gobi. A história conta que ele cospe veneno e cria uma descarga elétrica poderosa para matar suas vítimas.

Depois de investigações, pesquisadores descobriram que na verdade o ser é a cobra Eryx miliaris, uma grande serpente nativa da região.

6. Aranha gigante

Aranha gigante

Aranha gigante - Reprodução/Internet

Este animal depende da forma que cada indivíduo considera o que é “gigante”. Algumas espécies, como a Huntsman e a aranha-golias-comedora-de-pássaros, com aproximados 30 centímetros, são consideras as maiores do mundo.

No entanto, algumas aranhas ainda maiores teriam sido vistas, mas ainda não há comprovação científica.

7. Kraken

Kraken

Kraken - Reprodução/Internet

O Kraken é um ser que faz parte do folclore nórdico e sua história conta que ele destrói navios e se assemelha a um polvo gigante. No entanto, os contos são baseados em um animal real: as lulas-colossais.

Esses animais podem chegar a ter até 15 metros de comprimento e pesar mais de 700 quilos.

8. Jackalope

Jackalope

Jackalope - Reprodução/Internet

Na cultura folclórica, o Jackalope vive na Califórnia, nos Estados Unidos. Ele é semelhante a um coelho com chifres. No entanto, a explicação para ele é simples: existe uma doença chamada Shope papilloma vírus.

Essa doença acomete coelhos e lebres e faz com que estes animais desenvolvam tumores semelhantes a chifres em seus corpos, geralmente na cabeça.

9. Chupa-cabras

Chupa-cabras

Chupa-cabras - Reprodução/BBC

Uma das lendas mais famosas do mundo é a do chupa-cabras. A criatura foi vista pela primeira vez em 1995, no leste de Porto Rico. Uma mulher afirmou ter visto um ser alienígena na janela de sua casa.

O mito se espalhou na região e os fazendeiros afirmaram ter perdido suas cabras para este ser. No entanto, as suas aparições são fáceis de ser explicadas: eram cães e coiotes com sarna que matavam os animais.

10. Pé-grande

Pé-grande

Pé-grande - Reprodução/Internet

De acordo com a lenda, o Pé-grande é um primata peludo que vive em regiões selvagens nos Estados Unidos e Canadá. Muitas expedições já foram feitas para encontra-lo, mas até hoje nenhum a expedição conseguiu.

Assim como o chupa-cabras, este outro mito pode estar associado à doença da sarna. Nesse caso, o animal não seria um cachorro, e sim um urso, com a pele deformada pela doença.