Usuários no mundo inteiro têm se integrado cada vez mais ao mundo digital e às mídias, a exemplo das redes sociais, como o Instagram. Um assunto muito discutido pelos internautas é o engajamento, que está diretamente ligado à participação de um determinado público nesses meios.
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No entanto, como aumentar o engajamento nas redes sociais? A especialista em mídias, Gabriela Santana, comentou sobre o assunto no programa Cotidiano, na TV Jornal Interior, e orientou os usuários que desejam melhorar o desempenho nas redes.
Gabriela destacou que muitas pessoas veem nas redes sociais uma oportunidade de expandir seus negócios e também como ferramenta de trabalho, a exemplo dos influenciadores digitais. O período da pandemia da Covid-19 foi um divisor de águas para que as empresas se adaptassem ao mercado no meio digital para manter as vendas e o relacionamento com os clientes.
Como engajar o meu público?
Para a especialista, é necessário avaliar como se comporta o público-alvo de cada segmento antes de compartilhar alguma coisa. Uma das estratégias mais assertivas é humanizar a comunicação com os seguidores.
No caso dos influenciadores, é importante mostrar aspectos da rotina e do estilo de vida para provocar sensação de proximidade com quem acompanha o conteúdo que é publicado. Já para as empresas, é necessário avaliar o público-alvo e entender se ele deseja consumir um conteúdo institucional ou outro tipo de informação, como por exemplo o processo de preparação de uma comida em um restaurante.
Ter atenção às novas ferramentas
Gabriela destacou a importância de os usuários aderirem às ferramentas lançadas nas redes sociais para utilizá-las da maneira correta. É o caso do “Reels”, recentemente lançado pelo Instagram.
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“Tem contas com mil seguidores em que o reels publicado alcança cinco mil visualizações”, disse. “Ele [Instagram] analisa e faz de tudo para deixar a ferramenta conhecida. Tem até perfis que eram pequenos e após o lançamento da ferramenta ganharam diversos seguidores”, destacou Gabriela.
O que postar no feed e stories?
A especialista em mídias disse na entrevista que é necessário ter atenção e avaliar o conteúdo que é publicado em cada espaço da plataforma, a exemplo dos stories e feed do Instagram. “O feed deve mostrar o que você faz e os stories tem que mostrar quem você é. Então ali você vai falar dos seus anseios, dos seus sonhos e do que você quiser sobre a sua vida”, explicou.
Filtros do Instagram
Uma aposta das empresas e influenciadores que trabalham no meio digital é o uso de filtros nos stories do Instagram. A especialista destaca que o investimento nesse tipo de ferramenta tem aumentado e pode ser uma forma de aproximação com o público que segue uma determinada página.
Confira a entrevista completa