Turismo

O que ver em Caruaru? Conheça principais pontos turísticos da cidade

Capital do Agreste é repleta de belezas

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 12/07/2021 às 19:00
Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru

Caruaru, situada no Agreste de Pernambuco, tem diversas opções de passeios turísticos para todos os gostos e faixas etárias. O que não falta é lugar para conhecer e se encantar. A prefeitura da cidade elaborou alguns roteiros voltados aos principais pontos da cidade: Feira, Alto do Moura, Monte do Bom Jesus e Parque Natural Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra dos Cavalos).

Durante o período da pandemia da covid-19, especialistas recomendam que as pessoas escolham atividades ao ar livre para ter menos contato com o vírus. Esses espaços são ótimas pedidas para quem está procurando passeios mais seguros.

Confira:

Feira de Caruaru

A Feira de Caruaru recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006. Ela reúne diversos aspectos da cultura local e fica no Parque 18 de Maio, no centro.

Alto do Moura

O local é considerado um dos mais significativos centros de artes figurativas das Américas. O Alto do Moura tem vários ateliês de ceramistas inspirados na arte do Mestre Vitalino. Os visitantes também podem aproveitar a rica culinária regional nos bares e restaurantes, além de se hospedar em pousadas aconchegantes.
O espaço também sedia uma área pastoral diocesana e possui as igrejas de São José, São Sebastião e de São Francisco.

Monte do Bom Jesus

O Monte do Bom Jesus fica localizado no centro e é muito conhecido para paisagem única. Você pode ter uma vista de 360 graus da cidade, já que lá é o ponto mais alto de Caruaru. Os visitantes também podem aproveitar os espaços disponíveis para prática da fé e de lazer.

Serra dos Cavalos

A Serra dos Cavalos é composta de 359 hectares de Mata Atlântica e é reconhecida como uma das mais importantes áreas de preservação ambiental. O seu cenário natural é muito procurado para prática de trilhas e acampamentos.
Além disso, ainda oferece Ecovila, hospedagens em chalés ou em campings.

Os roteiros de trilhas elaborados pela prefeitura de Caruaru para o local começam às 7h e vão até 14h.

1 - Passeio Parque Rosa
Percurso: Trilhas do Pintor-Verdadeiro, do Jatobá, do Pau-Brasil e da Macambira.

2 - Passeio dos Açudes
Percurso: Trilhas do Pintor-Verdadeiro, da Macambira, da Velha Joana e da Capivara.

3 - Desafio das Corredeiras
Percurso: Trilhas do Rhipsalis, Velha Neném, do Cedro, Estrada dos Quandús, da Capivara e do Pintor-Verdadeiro.

4 -Desafio Floresta dos Pinheiros
Percurso: Trilhas do Rhipsalis, Velha Neném, do Cedro, da Macambira, bem como das Estradas das Curuanhas, de Santa Maria, da Velha Joana e do Pintor-Verdadeiro.

5 - Desafio da Amazônia do Agreste
Percurso: Trilhas do Pintor-Verdadeiro, da Capivara, da Macambira, Estrada dos Quandús, Velha Joana, do Guilherme, do Capoeirão e de Manoel da Mata.

6 - Desafio Floresta dos Gigantes
Percurso: Trilhas do Rhipsalis, Velha Neném, da Jaqueira, da Gameleira, do Abacate, do Toiô, do Cedro, do Pintor-Verdadeiro e da Capivara, além das Estradas de Santa Maria e das Curuanhas.

7 - Trilhas do Rhipsalis, Velha Neném, da Jaqueira, da Gameleira, do Abacate e do Toiô, além das Estradas de Santa Maria, do Capoeirão, Manoel da Mata, da Velha Joana e da Macambira.