Datas comemorativas

Quando e como surgiu o Dia do Estudante?

Data é celebrada no dia 11 de agosto

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 10/08/2021 às 11:57
Arquivo/ABr
FOTO: Arquivo/ABr

O "Dia do Estudante" é comemorado em 11 de agosto, nesta quarta-feira (11). A data começou a ser comemorada em 1927 no Brasil e busca homenagear as pessoas que buscam o conhecimento.

Quando e como surgiu o Dia do Estudante

Em 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I autorizou os primeiros cursos superiores em Direito, na cidade de Olinda, Pernambuco, e, com isso, foram originadas uma Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e uma outra em São Paulo (SP), originando a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Já existiam outros cursos antes da criação do curso de Direito, mas o Dia do Estudante menciona o Direito porque ele foi marcante para a história da educação no Brasil e acabou se tornando referência para a data. Inclusive, nesse mesmo dia, é comemorado também o Dia do Advogado.

Confira 10 lindas mensagens para o Dia do Estudante

Fora do país, o Dia Internacional do Estudante é comemorado em 17 de novembro e homenageia um grupo de estudantes da antiga Tchecoslováquia que lutou contra nazistas que invadiram o país na Segunda Guerra Mundial. A Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos foi invadida. Muitos alunos foram mortos e outros foram levados para campos de concentração.

Em Londres, no ano 1941, o Dia Internacional do Estudante foi formalizado em 17 de novembro, através do Conselho Internacional de Estudantes.

*Com informações Infoescola