Datas comemorativas

Dia das Bruxas ou Dia do Saci? Saiba o motivo do personagem folclórico ser homenageado no Halloween

Data foi definida através de Projeto de Lei

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 20/10/2021 às 13:00
Notícia
Reprodução/Sítio do Picapau Amarelo
Saci Pererê - FOTO: Reprodução/Sítio do Picapau Amarelo

As comemorações do Halloween (Dia das Bruxas) são muito populares nos Estados Unidos. Segundo o Guia do Estudante, a data 31 de outubro foi adotada no calendário da igreja católica como All Hallows’ Eve (que é 'véspera de todos os santos'), mas, no Brasil, a data é voltada para o Dia do Saci oficialmente.

..

No ano de 2003, o deputado Aldo Rebelo Figueiredo (SD) propôs um projeto de lei para determinar o 31 de outubro como Dia Nacional do Saci-Pererê, uma personagem muito popular do folclore brasileiro. O objetivo do deputado era valorizar a cultura popular brasileira, mas o projeto não foi aceito rapidamente.

Qual é a origem do Halloween? Saiba história, origem e significado da data

“Criar, na mesma data [31 de outubro], o ‘Dia do Saci’ é, portanto, uma forma de se oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura”, disse ele.

Veja trechos do Projeto de Lei de 2003:

Instituir o “Dia do Saci” representa oferecer à sociedade um instrumento de valorização da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade brasileira. Por meio da previsão anual da comemoração da data, na forma de eventos culturais e atividades festivas, as iniciativas propõem o resgate e a valorização de nossas tradições e manifestações folclóricas originais.

Entendemos que a comemoração anual do “Dia do Saci” permitirá um contato sistemático com a variedade e a beleza das tradições do país, de modo a fortalecer o processo de consolidação da identidade nacional bem como a autoestima do povo brasileiro.

Em 2013, o deputado federal Chico Alencar (PSOL) e a vereadora Ângela Guadagnin (PT) elaboraram o Projeto de Lei Federal que definiu o 31 de outubro como Dia do Saci, através da Comissão de Educação e Cultura.

Em São Paulo, a data já era comemorada desde 2004, através de uma lei estadual.

*Com informações do Guia do Estudante e Toda Matéria

Comentários