Religião

Qual é a origem do Dia de Todos os Santos? Conheça história

Data é celebrada no dia 1º de novembro

Lyllyan Belo
Lyllyan Belo
Publicado em 29/10/2021 às 15:32 | Atualizado em 29/10/2021 às 15:41
Notícia
Pixabay
Dia de Todos os Santos - FOTO: Pixabay

No dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos. A data tem como objetivo celebrar os santos conhecidos e também resgatar a memória dos santos e mártires que foram esquecidos.

..

A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos. No ocidente, a comemoração é feita no dia 1º, mas nas igrejas do oriente, o dia é celebrado no primeiro domingo após o Pentecostes.

Origem do dia

A celebração teve origem no século IV, na região de Antioquia, no Oriente, onde era comemorado no primeiro domingo após o Pentecostes, que fecha a época litúrgica da Páscoa.

Mais tarde, durante o século VI, a comemoração foi levada para Roma, pelo papa Gregório III, que dedicou uma igreja a todos os santos. O dia 1º de novembro foi escolhido para homenagear às pessoas que viveram em santidade, mas não foram reconhecidos ou foram esquecidos. A data foi transformada em comemoração universal pelo papa Gregório IV.

De acordo com o livro Enciclopédia da Religião, a data também foi criada pela Igreja para desviar o interesse das pessoas em costumes pagãos, pois no mesmo período, era comemorado o popular festival Samhain, que deu origem ao Halloween.

*Com informações Portal São Francisco e Calendarr

Comentários