Biografia

Quem é Frei Damião? Conheça a história do sacerdote que conquistou o Nordeste

O filme que conta sua história estreia nesta quinta (4) nos cinemas do Nordeste

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 04/11/2021 às 15:30
Notícia
Reprodução/Arquidiocese de Olinda e Recife
Frei Damião - FOTO: Reprodução/Arquidiocese de Olinda e Recife
Leitura:

Com uma história que perpassa gerações, carregadas de fé, valores e esperanças para o povo. Frei Damião é uma das figuras católicas mais importantes no Nordeste Brasileiro. Para explicar um pouco sobre seu impacto, um filme contando sua trajetória está sendo lançado nesta quinta-feira (4), a curiosidade sobre quem é o religioso católico italiano que conquistou os fiéis que todo ano fazem uma romaria em seu nome.

..

O Frei Damião nasceu na Província de Lucca, na Itália e, dos seus 98 anos de vida, passou 66 anos peregrinando no nordeste do Brasil. Sua vocação ao sacerdócio começou aos 10 anos de idade quando foi crismado. Depois, aos 13 anos, quando ingressou no Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e aos 17 anos recebeu os votos religiosos onde começou a ser chamado como é hoje em dia.

O religioso chegou a ser convocado para o serviço militar na Primeira Guerra Mundial e essa experiência acabou lhe deixando traumas para a vida.

Brasil

Sua missão no Nordeste brasileiro começou em 1931, quando chegou ao Recife com a missão de evangelização. Na capital se dedicou as Santas Missões como assistente da Custódia Geral dos Capuchinhos de Pernambuco.

Suas peregrinações tomaram 66 anos de sua vida e tiveram início em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. Mas seguiu pelo Norte e Nordeste do país e sempre foi recebido em festa por aqueles que queriam ouvir suas palavras.

Suas visitas foram diminuindo com o tempo após o Frei adquirir uma deformação na coluna que o deixou encurvado, acarretando dificuldades de locomoção, na fala e na respiração. Após sofrer uma embolia pulmonar em 1990, ele foi obrigado a diminuir muito o ritmo.

Morte

Frei Damião de Bozzano faleceu no Recife, após sofrer um AVC, em 31 de maio de 1997 e ficar 29 dias em coma no Real Hospital Português. Seu corpo foi velado na Basílica da Penha por três dias.

Sepultado no Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina. Atualmente o local é um ponto de peregrinação dos fiéis, principalmente no mês de sua morte.

Canonização

Frei Damião de Bozzano apesar de ser cultuado por décadas, a igreja ainda analisa o processo de canonização aberto em 2013 e está mais perto da beatificação após o Papa Francisco reconhecer como venerável em 2019. Ainda é necessário a análise dos milagres do capuchinho que aconteceram após sua morte para finalizar o processo.

Filme

O longa ‘Frei Damião - O Santo do Nordeste' foi dirigido pela pernambucana, Deby Brennand. Conta a história do capuchinho e de várias pessoas que tiveram a vida tocada e entrelaçada a dele. Com imagens inéditas, depoimentos, testemunhos de milagres e reencenação de momentos.

Comentários

Mais Lidas