Música

Zé Vaqueiro original? Entenda a origem da disputa que envolve um dos maiores nomes do piseiro

Possível "dupla identidade" causou nas redes sociais

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 09/11/2021 às 10:52 | Atualizado em 09/11/2021 às 10:54
Notícia
Reprodução/Instagram
Cantor Zé Vaqueiro - FOTO: Reprodução/Instagram

Isso é Zé Vaqueiro, o original. O nome e o bordão estão na boca de grande parte dos fãs do piseiro, estilo musical que conquistou o Brasil com a sua pegada dançante e músicas que falam de amor e diversão. Entretanto, o que muita gente não sabe é que existe uma mensagem por trás do slogan.

> Cantor que usava mesmo nome artístico de Zé Vaqueiro se diz traído por empresa de Xand Avião

Dois "Zé Vaqueiros" estrelam a música brasileira. Um deles, na verdade, se chama Wesley dos Santos Vieira, o Zé Estilizado. O cantor alega ter sido traído pela Vybe, empresa de Xand Avião que teria registrado a marca, em nome do cantor José Jacson, que o Brasil conhece como Zé Vaqueiro, após ter tomado conhecimento do sucesso de Wesley.

..

Wesley entrou em disputa pelo nome no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), buscando contestar o uso da marca. Entretanto, ele desistiu da contestação no INPI e queria apenas ajuda para custear todo o material de divulgação com a nova marca que ele decidiu adotar, o nome de Zé estilizado. Entretanto, ele alega que ficou sem os direitos e sem a ajuda.

Além do nome, confira outras coincidências que cercam os "dois Zé Vaqueiros"

José Jacson fazia pequenos shows no sertão de Pernambuco com o nome artístico Zé Vaqueiro. Ele despontou ao compor um hit famoso na voz de Jonas Estilizado, "Vem me amar". Entretanto, Wesley dos Santos também fazia shows no interior de Pernambuco usando o pseudônimo e ganhou visibilidade ao compor outro hit famoso também na voz de Jonas Estilizado, "Investe em mim".

Atualmente, o Brasil todo reconhece José Jacson como Zé Vaqueiro. No entanto, até o início de 2020, havia apenas um perfil com nome Zé Vaqueiro no Spotify e com músicas de José Jacson e Wesley misturadas.

Os cantores destacam que não sabiam da existência do outro ao escolher o nome artístico, mas já se conheceram e até beberam juntos. Até o início de 2020, eles estavam em níveis semelhantes de sucesso, mas José Jacson tem disparado nas redes e assinou contrato com a empresa Vybbe.

Comentários