Natureza

Quando começa o verão no Brasil? Confira as características da estação

O solstício de verão acontece em dezembro no Hemisfério Sul por estar mais inclinado em direção ao sol

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 19/12/2021 às 11:12
Notícia
Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife - FOTO: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem

Está sentindo esse calorzão? Mas oficialmente o verão ainda vai começar! Deixando os dias mais longos e as noites mais curtas, com o aumento da umidade e até chuvas mais constantes. O solstício de verão acontece em dezembro no Hemisfério Sul por estar mais inclinado em direção ao sol.

..

A época de calor já chegou mas oficialmente o verão começa no dia 21 de dezembro às 07h02 e finaliza em 20 de março de 2022. A estação vem após a primavera e antes do outono.

O Sol atinge com mais intensidade o Hemisfério Sul, o que faz com que ocorra chuvas rápidas, mudanças temporais repentinas, dias mais longos, aumento da umidade, além das temperaturas elevadas.

Vai ter horário de verão em 2021 e 2022?

Por mais um ano não haverá horário de verão. O Governo Federal não vai voltar com a medida, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pois “não se faz necessário no que diz respeito à economia de energia.”. A medida que foi retirada em 2019 deve seguir até ano que vem.

O objetivo do horário de verão era um maior aproveitamento da luz natural em relação à artificial, por isso se adiantava os relógios em uma hora, uma forma de reduzir a concentração de consumo no horário entre 18h e 21h.

Comentários